O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) lançaram o Edital de Seleção de Obras Literárias e/ou Científicas de Autoras Negras Mineiras, dentro do programa antirracista Sobre Tons. A iniciativa vai premiar três autoras com R$ 10 mil cada e a impressão de 600 exemplares de suas obras, que serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas, instituições culturais e espaços de promoção da leitura.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 31 de agosto de 2025 pelo site da FCS. O edital aceita livros de qualquer gênero literário ou científico, em língua portuguesa, escritos por mulheres negras, nascidas e residentes em Minas Gerais, maiores de 18 anos. As obras podem ou não ser inéditas, desde que revisadas e com até 200 páginas.
A avaliação será feita por uma comissão julgadora composta por especialistas da área, levando em conta qualidade, originalidade, relevância temática e contribuição para a visibilidade da literatura e produção científica negra no Brasil. O resultado final será divulgado até 30 de setembro.
Segundo a promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus, coordenadora de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação do MPMG, a ação é “uma medida concreta de reparação histórica, rompendo com a lógica excludente que limitou a circulação das narrativas de mulheres negras e enriquecendo o patrimônio cultural e científico do país”.
O presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis, destaca que a publicação e distribuição das obras “vão impactar de forma positiva a geração atual e as futuras, garantindo que essas vozes permaneçam vivas na sociedade”.
O edital é custeado com recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp).
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se