"Uma das faixas de frequência utilizadas para comunicação dos celulares é próxima à faixa utilizada por um dos instrumentos de navegação de avião. A probabilidade de haver interferência não é grande, mas ela existe", explica ao g1 Jorge Henrique Bidinotto, professor de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o modo avião desliga as interfaces de comunicação sem fio do aparelho. São elas:
- Dados móveis
- Wi-Fi
- Bluetooth
- NFC
- GPS
Mas, atualmente, alguns aparelhos permitem religar o Wi-Fi e o Bluetooth mesmo com a função "modo avião" ainda ativada, mantendo desligada somente a rede móvel do celular.
"Dessa forma, o passageiro poderá conectar o aparelho à internet do avião e usar o Bluetooth para conectar um fone de ouvido, por exemplo."
"Antigamente, o modo avião era muito preciso, e os fabricantes não tinham total confiança de que as funções de comunicação de fato estavam totalmente isoladas", diz Jorge Henrique Bidinotto, da Universidade de São Paulo (USP).
Comentários: