nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Estado de Minas Gerais

Minas se Blinda Contra o Fogo: Bombeiros Adotam Tecnologia e Ações Preventivas para Enfrentar Variações Climáticas

Após ano de seca severa, CBMMG intensifica Operação Alerta Verde, investe em software de geoprocessamento e qualifica equipes para mitigar riscos de grandes incêndios em 2025.

Inae Rocha
Por Inae Rocha
Minas se Blinda Contra o Fogo: Bombeiros Adotam Tecnologia e Ações Preventivas para Enfrentar Variações Climáticas
CBMMG / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas Gerais, 14 de abril de 2025 - Em resposta aos desafios impostos por um 2024 marcado por seca extrema e altas temperaturas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) eleva o nível de preparação para as possíveis variações climáticas deste ano. A corporação aposta em uma estratégia robusta que combina ações preventivas já em andamento, como a Operação Alerta Verde, com a incorporação de tecnologias de ponta e aprimoramento constante do treinamento de seus militares.

Desde 2021, a Operação Alerta Verde tem se mostrado uma ferramenta eficaz na identificação de potenciais focos de incêndio, com a vistoria de 124.272 lotes vagos em todo o estado. Essa ação preventiva é crucial, considerando que, em média, 60% das ocorrências de incêndio têm origem em lotes vagos e áreas urbanas desprotegidas. Além de alertar a população, a operação visa evitar que esses focos se propaguem para Unidades de Conservação, prevenindo danos ambientais, problemas de saúde e prejuízos econômicos.

O governador Romeu Zema reforça o comprometimento do estado com a causa. "O ano de 2024 foi especialmente desafiador no enfrentamento aos incêndios florestais, tivemos uma das estiagens mais severas dos últimos anos. Para 2025, vamos manter o tema como prioridade absoluta, dando toda a atenção necessária", assegura.

Publicidade

Leia Também:

Nos primeiros três meses de 2025, o CBMMG já intensificou a preparação de suas equipes, com reuniões de integração para o manejo do fogo na Serra da Moeda, o recolhimento do Pelotão de Combate a Incêndios Florestais no Santuário do Caraça e a realização de nivelamentos dos Núcleos de Incêndios Florestais (NIFs), equipes especializadas no combate a esses eventos.

A qualificação dos militares é outra prioridade, com investimentos como o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Incêndios Florestais, em parceria com o IFMT. O curso capacita os bombeiros nas mais modernas técnicas de reconhecimento, planejamento e logística, utilizando imagens de satélites fornecidas por ferramentas como Landsat, MODIS e Sentinel, essenciais para o monitoramento de áreas florestais e a detecção precoce de focos de incêndio.

Um importante reforço tecnológico para as operações do CBMMG é a aquisição da licença do software ArcGis. Essa plataforma geoespacial permitirá um gerenciamento mais eficiente das ações, fornecendo ferramentas para análise de riscos e monitoramento em tempo real, otimizando a prevenção e o combate aos incêndios e contribuindo para a redução de danos ambientais.

O CBMMG, em conjunto com a Força-Tarefa Previncêndio, dará continuidade às ações que resultaram em uma redução de 20,3% da área queimada nas Unidades de Conservação (UCs) do estado. Entre as medidas, destaca-se a criação de bases operacionais avançadas, como a nova unidade na Floresta Estadual Uaimií, em Ouro Preto, área de grande importância ecológica.

O vice-governador Mateus Simões anunciou o reforço operacional com a mobilização de bombeiros militares, brigadistas e voluntários entre julho e outubro, período de maior risco, além da manutenção da Sala de Coordenação Operacional. "Já iniciamos os preparativos, e em breve, avançaremos com a contratação de brigadistas e a mobilização de toda a estrutura necessária para enfrentar o período crítico com eficiência e agilidade", afirma.

O porta-voz do CBMMG, tenente Henrique Barcellos, enfatiza a integração de esforços e o investimento em tecnologia. "Apostando em mais ações que deram certo no ano passado, a Corporação manterá a sala de coordenação com monitoramento via satélite, a contratação de brigadistas e aeronaves, e a inauguração de uma base operacional na Floresta Estadual Uaimií. A aquisição do software de geoprocessamento é outra importante ação do Estado, otimizando a resposta e a alocação de recursos em todo o estado. Integrados à Previncêndio, estamos unindo esforços para proteger o patrimônio ambiental mineiro", salienta.

Em um ano crucial para as discussões sobre mudanças climáticas, com o Brasil sediando a COP 30, o CBMMG organizará, em maio, o Ecobom 2025, um dos maiores encontros da comunidade operacional de bombeiros. O tema central deste ano será "Extremos Climáticos", reunindo especialistas de diversas áreas para debater soluções e aprimorar o serviço prestado à sociedade diante dos desafios ambientais.

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

Inae Rocha

Publicado por:

Inae Rocha

Estudante de Jornalismo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) 6º Período

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )