O Governo de Minas Gerais reinaugurou nesta terça-feira (25/3) a modernizada Fábrica de Produção de Soros Hiperimunes da Fundação Ezequiel Dias (Funed), marcando a retomada da produção de soros antipeçonhentos essenciais para o tratamento de envenenamentos por animais peçonhentos em todo o país. Após receber a autorização da Anvisa e passar por investimentos de mais de R$ 9,2 milhões em infraestrutura e equipamentos, além de um aporte anual de R$ 5 milhões para contratação de pessoal especializado, a Funed volta a abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2025, reforçando a segurança sanitária da população brasileira.
A reativação da fábrica, que teve sua produção interrompida em 2016 para adequações, é resultado de um esforço da atual gestão estadual. A Funed, com histórico de mais de um século na pesquisa e produção de imunobiológicos, tem capacidade para produzir 150 mil ampolas anuais. Inicialmente, a produção será focada nos soros antibotrópico, anticrotálico e antiescorpiônico, com planos de ampliar a variedade nos próximos anos, atendendo aos contratos com o Ministério da Saúde. O presidente da Funed, Felipe Attiê, estima que a fábrica poderá suprir cerca de 40% da demanda nacional por esses soros, contribuindo significativamente para a autossuficiência do Brasil nesse importante insumo para a saúde pública.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.