Minas Gerais protagonizou um salto histórico na alfabetização de crianças do 2º ano do ensino fundamental. Segundo dados do Inep divulgados em 11 de julho, o estado passou da 7ª para a 3ª colocação no ranking nacional, com 72,07% dos estudantes alfabetizados — superando a meta nacional de 63,2% e a própria meta estadual de 69,5% projetada para 2026.
O estado também eliminou completamente o percentual de estudantes no nível mais baixo de proficiência e ampliou o número de alunos nos níveis recomendados e avançados. Na prática, isso significa que mais crianças aprenderam a ler e escrever na idade certa.
Destaques do desempenho mineiro
-
Maior crescimento do Brasil: alta de 12,26 pontos percentuais em relação a 2023.
PublicidadePublicidade -
Melhor índice do Sudeste: Minas ficou à frente de Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).
-
3º lugar nacional: atrás apenas de Ceará (85,31%) e Goiás (72,74%).
-
Alta participação: 88,85% dos estudantes participaram da avaliação, o que reforça a confiabilidade dos dados.
Investimentos que fizeram a diferença
Segundo o governador Romeu Zema, os resultados refletem o investimento consistente na educação mineira:
“Mais de 2,5 mil escolas foram reformadas, a merenda escolar recebeu um aumento de investimento superior a 2.000% e o Projeto Leitura e Escrita foi fortalecido com a revitalização de bibliotecas, distribuição de livros e incentivo à leitura em todo o estado.”
Estratégia e colaboração com os municípios
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou que a alfabetização é o alicerce da vida escolar:
“Superar a meta nacional e alcançar o top 3 do país mostra que estamos no caminho certo. Esse resultado é mérito dos nossos professores e do investimento contínuo na leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.”
Além disso, Minas reforçou a parceria com os municípios por meio do regime de colaboração com apoio técnico e pedagógico, contando também com o suporte da Undime/MG.
Alfabetização como prioridade
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destacou que o sucesso é fruto de decisões estratégicas:
-
Formação continuada para professores alfabetizadores
-
Distribuição de materiais didáticos específicos
-
Revitalização de bibliotecas escolares
-
Melhoria na infraestrutura e transporte escolar
-
Gestão educacional eficiente e integrada
“Com compromisso e colaboração, conseguimos garantir o direito de aprender a todas as crianças.”
Um marco para a educação pública
Minas Gerais investiu R$ 19,2 bilhões em educação pública em 2024 — o maior volume da história do estado. Esse investimento garantiu as condições necessárias para transformar escolas, capacitar professores e melhorar os índices de aprendizagem.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade.
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!