O Governo de Minas Gerais anunciou um investimento de R$ 210,7 milhões para reforçar as campanhas de vacinação no estado, com ênfase na prevenção de doenças como a febre amarela. O montante, destinado ao Programa Mineiro de Imunizações (PMI), visa ampliar a cobertura vacinal em todos os municípios, garantindo maior proteção à população.
Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Saúde (SUS-MG), ficou definido que os recursos serão repassados aos Fundos Municipais de Saúde, com o objetivo de garantir a vacinação contra doenças que podem ser prevenidas. A primeira parcela de R$ 41,9 milhões será liberada em 2025, com repasses previstos até 2026, condicionados ao cumprimento de metas de cobertura vacinal.
O governador Romeu Zema destacou a importância do investimento e do trabalho contínuo de conscientização da população. "Nossa Secretaria de Saúde está na linha de frente do enfrentamento às arboviroses e tem dado todo suporte, apoio e orientação para que possamos fazer esse combate de forma efetiva e como foi visto em diversas frentes", afirmou Zema.
Além do foco na febre amarela, o estado reforçou suas ações contra arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre oropouche. A cobertura vacinal contra a febre amarela foi uma das prioridades, especialmente após a confirmação de casos na região Sul de Minas. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou sobre os riscos da doença e reforçou o acesso à vacina nos postos de saúde.
"O objetivo é que a população se vacine, principalmente nas áreas com maior risco. A febre amarela tem uma alta taxa de letalidade e a vacina é nossa principal arma de prevenção", destacou Baccheretti.
Estratégias como a busca ativa de não vacinados, campanhas educativas e o uso de Vacimóveis, centros de vacinação itinerantes, estão sendo implementadas para alcançar a população em áreas de difícil acesso. Com o apoio desses veículos, as equipes de saúde poderão vacinar pessoas em locais de grande circulação, como praças e rodoviárias.
A vacinação contra a febre amarela é oferecida gratuitamente no SUS para pessoas de 9 meses a 59 anos, com doses de reforço indicadas para crianças e adultos conforme o esquema vacinal. O Governo de Minas também está reforçando o monitoramento da circulação do vírus por meio da vigilância em áreas com casos confirmados, além de promover ações preventivas durante o período de Carnaval, quando há grande fluxo de turistas e moradores.
Com o financiamento garantido e as medidas intensificadas, o Governo de Minas busca ampliar a cobertura vacinal no estado, reduzir o risco de surtos e fortalecer a proteção contra doenças preveníveis, assegurando mais segurança para a saúde pública mineira.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.