O Estado de Minas Gerais obteve um desempenho notável no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, refletindo avanços na aprendizagem e nas taxas de rendimento escolar. Este resultado marca a primeira avaliação nacional em larga escala desde o impacto da pandemia de Covid-19.
O Ideb, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14/8), avalia a qualidade da educação nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Ele mede o desempenho dos estudantes em escolas públicas municipais, estaduais, federais e em uma amostra de escolas privadas, sendo um termômetro para a qualidade do ensino no país.
Impacto da Pandemia e Políticas de Recuperação
A pandemia afetou significativamente a aprendizagem, mas as ações contínuas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) têm apresentado avanços notáveis. "Reconhecemos o grande esforço da Secretaria de Educação, dos professores e de toda a rede estadual. As taxas de aprovação alcançadas são algumas das melhores da nossa história, refletindo a evolução significativa do nosso sistema de ensino", declarou Igor de Alvarenga, Secretário de Estado de Educação.
Minas obteve os seguintes resultados:
- No ensino médio, manteve o índice de 4,0 no Ideb, com um aumento no rendimento de 0,84 em 2019 para 0,87 em 2023. A proficiência média do estado nessa etapa foi de 4,56, superior à média nacional de 4,44.
- Nos anos finais do ensino fundamental, o rendimento subiu de 0,88 em 2019 para 0,92 em 2023.
- Nos anos iniciais, o desempenho no Saeb superou a média nacional, com uma nota de 6,27 em comparação aos 6,12 do país.
Estes dados demonstram a eficácia das estratégias de monitoramento da frequência e busca ativa dos estudantes.
Contexto da pandêmico e a comparação entre 2021 e 2023
A comparação dos resultados de 2023 com os de 2021 é complexa devido às dificuldades geradas pela pandemia, como o ensino remoto e a aprovação automática. Assim, recomenda-se que a interpretação das variações do Ideb considere também o ano de 2019, para uma análise mais precisa do avanço educacional.
Iniciativas para a Recomposição das Aprendizagens
A SEE/MG implementou diversas medidas para garantir o acesso, a permanência e a qualidade da aprendizagem dos estudantes, especialmente em virtude aos desafios impostos pela pandemia. Entre as ações destacam-se o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), a criação de Núcleos de Gestão Pedagógica, e as visitas técnicas às escolas para identificar e preencher falhas de aprendizagem.
Além disso, foram desenvolvidos programas como o Agrupamento Temporário Intermitente, focado na recuperação de habilidades em Matemática e Língua Portuguesa, e o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar, que tem como objetivo reduzir as taxas de abandono.
O Governo de Minas fez investimentos recordes nos últimos cinco anos para melhorar o ensino, valorizar e capacitar os profissionais da educação, modernizar a infraestrutura escolar, e ampliar a oferta de transporte e alimentação escolar.
O Que é o Ideb?
O Ideb é um indicador da qualidade educacional no Brasil, combinando o desempenho dos estudantes em avaliações padronizadas com o rendimento escolar. Desenvolvido pelo Inep, o Ideb avalia a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática ao final de cada nível de ensino, ajustando as notas em uma escala de 0 a 10. Isso permite comparações entre diferentes escolas e regiões, oferecendo uma visão detalhada da educação no país.
Minas Gerais segue comprometida em melhorar continuamente a qualidade do ensino, garantindo que os estudantes recebam uma educação de qualidade, mesmo em tempos de desafios como os enfrentados nos últimos anos.
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