Marketing Digital é um conjunto de estratégias usadas pelas empresas para atrair negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da marca, usando para isso as plataformas digitais.
Hoje em dia, muito se fala sobre o Marketing Digital e seu conceito parece ser simples, no entanto, é algo subjetivo e que precisa ser compreendido para que a marca consiga alcançar resultados satisfatórios.
Muitos gestores e empreendedores se perguntam se qualquer ação realizada na internet pode ser considerada como Marketing Digital. Outros desejam saber quais são as melhores estratégias de divulgação.
É possível traçar caminhos para extrair todo o potencial desse tipo de estratégia, mas antes de fazer qualquer investimento, é fundamental compreender um pouco mais sobre o assunto.
Alguns empreendedores acabam criando perfis nas redes sociais para o negócio e investem em outras práticas sem nenhum tipo de planejamento prévio. No entanto, existe muita coisa que precisa ser trabalhada para que tudo funcione.
Tendo em vista a relevância do assunto, este artigo vai explicar o que é esse método, evidenciar algumas estratégias para ter sucesso com o investimento e mostrar os principais benefícios de divulgar a marca pela internet.
Além disso, serão abordadas as vantagens do método para os pequenos negócios e apresentar as métricas necessárias para mensurar a performance e os resultados.
O que é Marketing Digital?
Em síntese, a estratégia em questão é o ato de promover marcas, produtos e serviços por meio das plataformas digitais. Atualmente, é o principal meio de divulgação e de comunicação com o público, por meio de uma interação personalizada, direta e direcionada.
De modo geral, o método é o meio pelo qual as organizações divulgam suas soluções para atender aos desejos e necessidades do público, existem várias maneiras de fazer isso.
Até mesmo um fabricante de divisoria de granilite deve acompanhar as mudanças que acontecem e as tendências trazidas pela internet e pela tecnologia. Isso é importante porque praticamente toda a população mundial está conectada.
As compras pela internet cresceram muito também e toda essa evolução fez com que o Marketing Digital se tornasse o principal tipo de marketing.
Resumidamente, ele trata de todos os esforços realizados pela empresa para divulgar suas soluções. As companhias fazem isso usando canais como:
Blog;
Site;
Buscadores;
Redes sociais;
E-mail.
Além de permitir o investimento em diferentes canais digitais, a abordagem também é muito democrática porque as empresas podem investir a quantia que quiserem e mesmo assim terão acesso a boas oportunidades.
Em outras palavras, o sucesso da abordagem não depende de dinheiro, mas do modo como as estratégias são planejadas e executadas.
Melhores estratégias de Marketing Digital
De maneira geral, uma companhia especializada em instalação de chuveiro de teto elétrico pode investir em algumas estratégias que garantem o sucesso do método. São elas:
Criar bons conteúdos
Os conteúdos são cruciais para o método porque conseguem entregar valor para o público, mostram que a organização se preocupa com suas necessidades e problemas e prova que a empresa pode resolver tudo de maneira efetiva.
Também é por meio dessa prática que a companhia vai estabelecer um relacionamento com o público e criar um fluxo que instiga a interação e ainda torna o negócio mais relevante.
E-mail Marketing
O E-mail Marketing também é uma das principais estratégias, mas para utilizá-lo, o negócio precisa compreender os desejos de seu potencial cliente.
A partir disso, vai criar um fluxo de comunicação para nutrir as pessoas e estabelecer um relacionamento com elas.
Uma das questões mais importantes para trabalhar essa abordagem é saber segmentar o público, pois isso aumenta a possibilidade de abertura do e-mail e as taxas de cliques são mais positivas.
Usar as redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para atingir o público-alvo e elas facilitam até mesmo o atendimento ao cliente.
Facebook, Instagram e outros canais são perfeitos para que uma autoescola especializada em regularização de CNH suspensa possa expandir ainda mais seu alcance e sua autoridade.
Além disso, existe a opção de investir em mídias pagas para que os conteúdos cheguem até pessoas realmente interessadas nas soluções.
SEO e links patrocinados
Por meio dessas estratégias, a corporação consegue aumentar sua visibilidade na internet. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, esse é o intuito é melhorar as páginas e os conteúdos para que apareçam bem posicionados nos buscadores.
Os links patrocinados, por sua vez, são anúncios criados nos buscadores e nas redes sociais para divulgar rapidamente os produtos e serviços.
Investir em Inbound Marketing
Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração é uma estratégia que tem como objetivo atrair e interagir com o público.
Ao contrário das estratégias tradicionais, ao invés de a empresa ir até o cliente, desenvolve maneiras de atraí-lo naturalmente.
Benefícios do Marketing Digital
Diversos negócios, inclusive uma prestadora de serviço de impermeabilização, conseguem obter benefícios com o método. Um deles é a possibilidade de conquistar clientes fiéis, pois mesmo depois de concluir uma venda, a companhia pode manter contato.
As estratégias de fidelização na internet envolvem ferramentas e canais, como o blog institucional, que ajuda a nutrir o relacionamento com o consumidor e despertar o interesse em comprar novamente.
O blog também ajuda a aumentar a autoridade de marca, e isso porque a plataforma é constantemente atualizada com conteúdos que resolvem problemas, esclarecem dúvidas e mostram que a marca domina seu mercado.
No entanto, um dos maiores benefícios, sem dúvidas, é a possibilidade de segmentar o público. A segmentação pode acontecer desde o primeiro contato do visitante com a marca, por meio dos anúncios nas redes sociais, entre outras ações.
Benefícios do marketing para pequenas empresas
As pequenas empresas são muito beneficiadas com o Marketing Digital, e uma das maiores vantagens é a possibilidade de fortalecer a presença online.
Se uma pessoa quiser contratar um buffet empresarial, o primeiro desejo é conhecer um pouco mais sobre a marca para só então fechar negócio, e isso é uma coisa muito comum entre os consumidores modernos.
Pequenos negócios também conseguem mensurar os resultados de suas estratégias, e isso é imprescindível para usar o orçamento disponível da melhor forma, potencializar as ações e conseguir ótimos resultados.
O custo-benefício também é indiscutível, principalmente ao comparar as estratégias de marketing online com o modelo offline. Fazer propaganda na TV ou no rádio é para poucos, mas na internet, todo mundo tem espaço.
Consequentemente, os pequenos negócios poderão competir de igual para igual com as grandes empresas, independentemente do quanto podem investir.
Principais métricas de Marketing Digital
Para se certificar de que suas estratégias estão trazendo os resultados esperados, uma loja de móveis que faz projetos de cozinha planejada com ilha pode usar as seguintes métricas:
Custo de aquisição de clientes
Para manter a saúde financeira da empresa, uma das coisas mais importantes é calcular o quanto ela gasta para conquistar clientes novos.
O custo de aquisição de clientes é uma métrica voltada exclusivamente para isso, considerando os investimentos em mídia, salários da equipe de vendas e as despesas gerais com campanhas.
Para calcular essa métrica, a organização deve somar os investimentos em marketing e vendas e dividir o resultado pela quantidade de clientes obtidos em determinado período.
Ticket médio
Essa métrica é usada para identificar o valor que cada cliente gasta com o negócio, toda vez que realizam uma compra. Para calcular, deve-se usar a seguinte fórmula: Ticket médio = receita do mês / número de clientes que fizeram compras no período
Com base nesse número, uma clínica de emergência animal consegue compreender melhor seu próprio faturamento e ainda compreender um pouco mais sobre o comportamento dos clientes.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é essencial para medir os resultados das estratégias de Inbound Marketing da corporação.
Entretanto, para fazer esse cálculo, primeiro a organização precisa definir o objetivo da conversão, que pode ser o download de um material, fechamento de vendas, entre outras possibilidades.
Depois de definir o tipo de conversão, deve-se usar o cálculo: taxa de conversão = (quantidade de conversões / audiência) * 100.
Se o número estiver muito baixo, talvez seja o momento de revisar algumas estratégias ou todo o planejamento.
Considerações finais
Como visto, os consumidores modernos estão online o tempo todo, por isso, se um buffet para casamento quiser ser encontrado pelas pessoas certas, também precisa estar na internet.
O Marketing Digital se tornou a principal maneira de divulgar produtos e serviços porque faz uso dos canais digitais mais acessados pelo público.
São estratégias inteligentes que trazem os resultados esperados, desde que sejam baseadas em um bom planejamento.
Seja qual for o segmento ou o porte do negócio, é fundamental investir em Marketing Digital para manter a competitividade e se destacar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.