Nesta quinta-feira, 5 de dezembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu o Fórum "Assistência e Vigilância à Sífilis em Gestantes e Congênita", na Subsecretaria de Vigilância em Saúde, localizada no Morro da Glória. O evento reuniu profissionais da saúde para discutir estratégias de prevenção e tratamento da sífilis, uma infecção sexualmente transmissível que tem se tornado um desafio crescente para a saúde pública no Brasil e também no município.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, a sífilis é uma preocupação crescente em Juiz de Fora, com um aumento significativo nos casos registrados em 2023, especialmente entre homens na faixa etária de 15 a 29 anos. “A sífilis representa um grande desafio para a saúde pública no Brasil e, em nossa cidade, o cenário também exige atenção redobrada, com foco na prevenção e no tratamento adequado”, afirmou Tomaz.
Durante o fórum, foram realizadas palestras com especialistas no tema, abordando a importância da identificação precoce da infecção e as melhores práticas para o tratamento de gestantes e crianças afetadas. A participação de profissionais da atenção secundária, além de médicos e enfermeiros de hospitais e maternidades que assistem gestantes e crianças, foi essencial para reforçar a necessidade de um plano de contingência eficaz. A ideia é garantir que os profissionais de saúde estejam bem preparados para diagnosticar e tratar a sífilis de forma rápida e eficiente, além de incentivar os pacientes a se testarem, contribuindo para a quebra do ciclo de transmissão.
A ação da Prefeitura de Juiz de Fora busca sensibilizar a comunidade médica e, principalmente, a população, sobre os riscos da sífilis e a importância do diagnóstico precoce para garantir a saúde das gestantes e dos bebês.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.