Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 23 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Juiz de Fora Enfrenta Chuvas Intensas com Resposta Ágil da Prefeitura e Forças de Segurança

Cidade Recebe 91% do Volume de Chuva Esperado para o Mês em Apenas 48 Horas

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Juiz de Fora Enfrenta Chuvas Intensas com Resposta Ágil da Prefeitura e Forças de Segurança
PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em Juiz de Fora, Minas Gerais, uma chuva intensa desafiou a capacidade de resposta das autoridades locais, acumulando 155mm em apenas 48 horas, o que representa 91% do volume esperado para todo o mês. A Prefeitura de Juiz de Fora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, mobilizou-se rapidamente para mitigar os efeitos adversos, incluindo a montagem da Sala de Situação Integrada para uma gestão eficiente das ocorrências.

Até o final de quinta-feira, 15, a Defesa Civil contabilizou 39 registros relacionados às chuvas, com 24 escorregamentos de solo, especialmente na Zona Leste, onde ocorreram 20 das ocorrências. Felizmente, nenhuma delas foi considerada grave. A população foi orientada a contatar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de emergência.

A ação coordenada faz parte do Plano de Contingência para o período chuvoso, que reúne diversos órgãos e visa uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência. A Sala de Situação Integrada, uma colaboração entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, permite análises conjuntas das ocorrências para deslocamentos estratégicos das equipes.

Leia Também:

Além das ações de vistoria e limpeza, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realizaram serviços de limpeza em várias vias afetadas pela chuva. A Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) respondeu a cerca de 14 ocorrências de quedas de árvores e galhos em vias públicas.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) também desempenhou um papel crucial, apoiando o recolhimento de árvores e sinalizando pontos de alagamento, além de orientar o trânsito e realizar os desvios necessários.

A Defesa Civil emitiu orientações para a população, alertando sobre os riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas de risco. Recomendou-se atenção para sinais de deslizamentos e cuidados especiais durante rajadas de vento e em áreas alagadas. A principal mensagem é a de cautela e preparação, enfatizando a importância de permanecer em locais seguros durante a chuva intensa e planejar trajetos com antecedência.

Este evento climático extremo destaca a importância de uma infraestrutura de resposta ágil e de uma comunidade informada e preparada para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e eventos meteorológicos adversos.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )