Pela primeira vez desde o início das medições em 2020, a cidade de Juiz de Fora inicia o ano com saldo positivo na geração de empregos, contrariando a tendência histórica de demissões no mês de janeiro. Segundo os dados recém-divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a cidade viu o surgimento de 284 novas vagas de trabalho em janeiro de 2024, marcando um crescimento de 19,81% nos empregos criados nos últimos 12 meses em comparação com o período anterior.
Os números representam uma diferença significativa em relação aos anos anteriores, quando as demissões após a temporada de contratações temporárias superavam as admissões. Esse movimento histórico de retração do mercado de trabalho no início do ano foi superado graças ao desempenho robusto dos setores de Serviços, Construção e Indústria, que compensaram as perdas no Comércio e apresentaram saldos positivos de contratações.
O setor de Serviços se destacou com a criação de 3.423 postos de trabalho nos últimos 12 meses, seguido pelo Comércio, Indústria, Construção e Agropecuária, todos com saldo positivo. O estoque total de empregos formais na cidade alcançou 143.232, indicando um crescimento de 0,20% em comparação com dezembro de 2023.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) de Juiz de Fora, Ignacio Delgado, atribui o resultado expressivo a uma combinação de fatores, incluindo o cenário econômico nacional favorável, as políticas municipais de incentivo à abertura de novos negócios e a melhoria contínua da qualidade de vida na cidade, que atrai investimentos e talentos. Este marco histórico reforça a posição de Juiz de Fora como um importante polo de desenvolvimento econômico e de geração de empregos na região.
Comentários: