Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Testes de ISTs, incluindo HIV, sífilis e hepatites B e C, passam a ser oferecidos nas UBSs de Juiz de Fora

Ação amplia estratégias de prevenção no Dia Mundial de Combate à Aids, facilitando o acesso da população aos testes rápidos

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
/ 51 acessos
Testes de ISTs, incluindo HIV, sífilis e hepatites B e C, passam a ser oferecidos nas UBSs de Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em celebração ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou uma iniciativa para reforçar a prevenção e o cuidado relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A partir desta sexta-feira, 1º de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passam a oferecer testagem rápida para ISTs, incluindo o HIV, sífilis, e hepatites B e C.

Os testes rápidos, que fornecem resultados em até 30 minutos, serão implementados como estratégia para prevenção, tratamento precoce e interrupção na cadeia de transmissão. A medida busca ampliar o acesso da população a esses serviços essenciais.

De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Juliane Caixeta, essa expansão facilitará o acesso rápido dos usuários e permitirá o acompanhamento por equipes multiprofissionais da Atenção Primária, juntamente com especialistas, assegurando tratamento e acompanhamento adequados. A população contará com sigilo no tratamento e identificação dos casos, com profissionais capacitados para conduzir os casos com respeito à população.

Leia Também:

Como funciona a testagem:

A testagem compreende três etapas: pré-teste, testagem e pós-teste. Na fase de pré-teste, a equipe realiza uma entrevista, identifica demandas e vulnerabilidades do usuário, orienta sobre as ISTs e opções de prevenção, e define os testes a serem realizados. Os resultados são obtidos entre 15 e 30 minutos. Na etapa pós-teste, são feitas interpretações dos resultados, orientações pertinentes ao caso e encaminhamentos necessários. Todo o processo é conduzido sob caráter confidencial, mantendo o sigilo das informações.

Além da oferta gratuita de testes rápidos nas UBSs, a Secretaria de Saúde promove testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Este serviço também oferece aconselhamento, orientações personalizadas sobre prevenção, distribuição de insumos (gel lubrificante e preservativos feminino e masculino) e serviços de intervenções biomédicas de prevenção, como profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP).

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no térreo do Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3690-7505.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.

Comentários:
Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )