Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

‘’JUIZ DE FORA’’ Prefeitura de Juiz de Fora Inaugura Nova Sala de Situação para Defesa Civil

Espaço modernizado inclui 225 câmeras e inteligência artificial para monitoramento em tempo real de áreas de risco

Redação
Por Redação
/ 20 acessos
‘’JUIZ DE FORA’’ Prefeitura de Juiz de Fora Inaugura Nova Sala de Situação para Defesa Civil
ASSESSORIA PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a nova Sala de Situação da Defesa Civil, como parte das comemorações pelo aniversário de 174 anos da cidade. O espaço modernizado contará com acesso a mais de 220 câmeras, inteligência artificial para verificação do nível da água, monitoramento 24 horas e em tempo real de pontos de alagamento, inundações e encostas em áreas de risco, além de uma sala anexa para gestão de crise.

A nova Sala de Situação estará integrada ao monitoramento de dados meteorológicos e ao centro de operações da Defesa Civil, que recebe chamados de emergência pelo telefone 199. De acordo com a prefeita Margarida Salomão, a inovação visa garantir mais eficiência nas ações de prevenção e resposta durante eventos adversos. “Uma das prioridades desta gestão é preparar a cidade para os próximos 100 anos. Por isso, investimos tanto em prevenção e em obras para resolver problemas históricos de inundações e deslizamentos de terra no município. Inaugurar essa nova sala de situação é fundamental para preservar uma conquista dos últimos três anos e meio: apesar das chuvas excepcionais, não tivemos nenhum óbito”, afirmou a prefeita.

A atual gestão reestruturou a Defesa Civil, integrando-a à Secretaria de Governo, com investimentos em tecnologia e qualificação da equipe. “Quando iniciamos a gestão, havia apenas cinco servidores na Defesa Civil. Ampliamos e capacitamos a equipe, que hoje é multidisciplinar. Atualizamos o Plano de Contingência, priorizando o trabalho contínuo e integrado. Realizamos todo o mapeamento de áreas de risco do município, que não era atualizado desde 2014. E, principalmente: fizemos todo o trabalho pensando nas pessoas. Não à toa, ampliamos o valor do auxílio-moradia em duas oportunidades nesta gestão”, destacou a secretária de Governo, Cidinha Louzada. O trabalho da Defesa Civil de Juiz de Fora é reconhecido nacionalmente, compondo o banco de boas práticas da Defesa Civil Nacional.

Leia Também:

Inovação na Sala de Situação

O novo sistema de videomonitoramento da PJF conta com 225 câmeras, sendo 45 voltadas especificamente para proteção e defesa civil. Juiz de Fora é a primeira cidade no Brasil a utilizar inteligência artificial para monitorar o nível d’água. Serão 14 câmeras específicas para a medição de nível d’água que ativarão alertas automáticos. Além disso, sete câmeras com taxa de zoom elevada permitirão acesso a imagens em 360º graus contínuos em pontos estratégicos, e 24 câmeras de alta resolução monitorarão regiões estratégicas para identificar precipitações, alagamentos e inundações. A estrutura permitirá também o acompanhamento em tempo real do deslocamento dos veículos da equipe em campo e imagens de drones operados pela Defesa Civil.

A nova Sala de Situação inclui uma sala de reunião anexa para gestão de crise, visando tornar o processo de decisão mais organizado e ágil. A integração com o monitoramento meteorológico e o atendimento do centro de operações do 199 permitirá uma melhor definição da urgência de determinados atendimentos no município.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luis Fernando Martins, ressaltou que a primeira versão da sala de situação, iniciada em agosto de 2022, foi muito útil na preparação para o período chuvoso e na otimização das respostas em situações emergenciais. “A nova estrutura conta com mais monitores, mais câmeras e uso de inteligência artificial. É uma infraestrutura de ponta para permitir acesso mais rápido às informações, agilizar a tomada de decisão e otimizar o atendimento à população”, explicou.

‘’JUIS DE FORA’’ Prefeitura de Juiz de Fora Inaugura Nova Sala de Situação para Defesa Civil

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )