nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 19 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Estado de Minas Gerais

JF Sabor 2025 destaca o queijo como o grande Ouro de Minas

Festival gastronômico de Juiz de Fora desafia chefs a criarem receitas harmonizando queijos mineiros e eleva a tradição do laticínio no estado.

Henrique Salvato
Por Henrique Salvato
JF Sabor 2025 destaca o queijo como o grande Ouro de Minas
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O festival gastronômico JF Sabor 2025 terá como tema "Ouro de Minas", colocando o queijo como estrela principal da competição. Organizado pela Abrasel Zona da Mata, o evento exigirá que os participantes utilizem o ingrediente em suas receitas nas nove categorias em disputa. O anúncio do tema aconteceu na Câmara Municipal de Juiz de Fora, durante uma Tribuna Livre.

Marcado para acontecer entre 19 de setembro e 26 de outubro, o festival já está com inscrições abertas para estabelecimentos interessados, que poderão se cadastrar pelo site www.jfsabor.com entre os dias 15 de abril e 31 de maio.

Queijo mineiro como protagonista

Publicidade

Leia Também:

A escolha do queijo como ingrediente obrigatório busca valorizar toda a cadeia produtiva do laticínio em Minas Gerais, desde os pequenos produtores até a indústria de grande porte. “O queijo faz parte da identidade gastronômica e econômica do nosso estado. Além disso, a produção do queijo minas artesanal foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e Minas Gerais é responsável por cerca de 40% da produção nacional”, destaca Francele Galil, presidente da Abrasel ZM.

Nesta edição do JF Sabor, os chefs terão o desafio de equilibrar dois tipos de queijo em suas criações: um Minas, em qualquer estágio de maturação (frescal, meia cura, curado ou artesanal), e outro de livre escolha do participante. Os queijos artesanais podem ser oriundos das dez regiões reconhecidas pela produção tradicional, como Canastra, Serro e Campo das Vertentes. “Os competidores terão que harmonizar esses queijos para conquistar o paladar do júri técnico e do público”, explica Tibério Alfredo, coordenador do júri e da Faculdade de Gastronomia EnsinE/Dispropan.

Gastronomia em disputa

Durante os 38 dias de festival, o público poderá saborear pratos exclusivos em diversas categorias, como cozinha oriental, hambúrgueres, massas, pizzas, petiscos, sobremesas e pratos principais. O julgamento levará em conta criatividade, técnica, apresentação e a integração dos queijos no prato. O resultado será definido pela soma das notas do júri técnico e da votação popular.

Mais informações
(32) 9992-6349
[email protected]

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp  e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.   

 
Henrique Salvato

Publicado por:

Henrique Salvato

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )