Aguarde, carregando...

Terça-feira, 22 de Setembro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Brasil/Mundo

Inteligência artificial e vídeos falsos ameaçam a democracia

Estudo aponta que conteúdos sintéticos e redes fechadas superam as tradicionais fake news no debate político.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Inteligência artificial e vídeos falsos ameaçam a democracia
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A inteligência artificial e os vídeos falsos ultrapassaram as tradicionais fake news, tornando-se a principal ameaça digital à democracia e aos processos eleitorais atuais. A constatação consta no Guia Internet, Democracia e Eleições, lançado nesta terça-feira (22) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O levantamento aponta uma mudança drástica entre 2018 e o atual ciclo. As redes abertas perderam espaço para plataformas de mensagens restritas, como o WhatsApp, que funcionam como as principais vias de difusão de mentiras.

Especialistas do CGI.br observam que a desinformação agora circula simultaneamente em várias plataformas. O formato em vídeo virou o principal vetor de ataque, combinado com textos curtos para legitimar narrativas falsas.

Publicidade

Leia Também:

Ferramentas geradoras de conteúdo sintético ganharam força e prometem impactar ainda mais as disputas políticas. O grande apelo à veracidade dessas mídias dificulta a checagem por parte dos eleitores.

O papel das plataformas

Renata Mielli, coordenadora do comitê, ressalta que as grandes plataformas digitais priorizam objetivos econômicos em detrimento do interesse público. Compreender esses algoritmos é essencial para proteger o debate político.

Disponível na internet, o documento detalha o funcionamento de sistemas de recomendação e traz orientações institucionais para que os cidadãos evitem propagar boatos.

Desconfiança e polarização

O avanço das deepfakes gera um clima de ceticismo generalizado, atingindo inclusive fatos verídicos. A erosão da credibilidade nas instituições alimenta a polarização e o isolamento ideológico.

FONTE/CRÉDITOS: Guilherme Jeronymo - Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR