Apesar de sua origem estadunidense, a Black Friday já é um elemento cultural nacional. Ou seja, tanto as pessoas quanto as empresas já contam com essa data para criar algumas estratégias. Por um lado, de compra e, por outro, de vendas.
Esse evento é ótimo para o aquecimento da economia no mês de novembro e, mais do que isso, traz, também, uma dinâmica de planejamento importante para as pessoas. Afinal, essa é uma data essencial para a redução de aquisições por impulsos.
Todos esses pontos são importantes e, portanto, a sazonalidade aplicada ao mercado é, de fato, um dos pontos centrais para qualquer tipo de realização de vendas e de outras naturezas dentro desses padrões estabelecidos.
Diante de tudo isso, é crucial, também, considerar a importância do planejamento para esse período e, ao mesmo tempo, torna-se fundamental saber quais são os mecanismos para se fazer a melhor aquisição de produtos.
Há, atualmente, uma grande facilidade a respeito de como efetuar uma pesquisa a respeito de algum produto ou serviço. Assim, um buffet de hamburguer para festas pode ser contratado com muito mais facilidade.
Nesse caso, do ponto de vista da empresa, é possível criar uma série de abordagens importantes para qualificar a compra do cliente. Já, no caso do cliente, há uma série de pesquisas a serem estabelecidas para se comprar o melhor item.
Seja como for, diante de tantas ferramentas e possibilidades de pesquisa, torna-se importante saber como se programar para a Black Friday, seja do ponto de vista da empresa ou dos consumidores de um segmento.
Planejamento financeiro: sua importância
De uma forma geral, o planejamento financeiro tem ganhado bastante destaque dentro das mais diversas elaborações sociais. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de se organizar.
Tanto é que, atualmente, há uma diversidade de cursos, materiais e vídeos de internet tratando sobre o assunto. Desse modo, as pessoas conseguem criar uma série de métodos para lidar com essas demandas por planejamento.
Seja para se pensar em comprar uma veneziana de policarbonato ou para investir em uma nova empresa, pensar em finanças de forma estratégica é uma das chaves para reduzir algumas preocupações nesse sentido.
Logicamente, o planejamento não é um fator multiplicador de renda, só se estiver condicionado em grande volume em um investimento, mas, caso contrário, essa é uma estratégia primordial para a organização de ganhos e gastos.
Apesar de não parecer algo muito impactante, é possível afirmar sua eficiência em reduzir uma variedade bastante grande de contratempos, sobretudo em aspectos financeiros que podem levar a um profundo endividamento.
Por exemplo, em algum momento, pode surgir a necessidade de se comprar uma chave codificada Fiat e isso, em grande medida, pode levar a um endividamento se a pessoa não estiver amparada por uma reserva de emergência.
Lidar, portanto, com essas perspectivas precisa, antes de qualquer coisa, trazer algumas considerações estratégicas:
- Planejamento;
- Organização em planilhas;
- Criação de reservas;
- Definição de prioridades.
Logicamente, mesmo com o planejamento, algumas coisas podem surgir um pouco dessa dinâmica, mas, de uma forma geral, ele funciona como um campo gravitacional essencial nesse sentido.
O que é Black Friday?
Além da importância do planejamento financeiro, nos dias de hoje, tornou-se bastante comum o apelo temporal para a Black Friday. Ou seja, ela, muitas vezes, funciona como um deadline para o acúmulo de recursos para se comprar algo.
A Black Friday, nesse caso, corresponde à última sexta-feira de novembro. Sua origem é estadunidense e tem a ver com a queima de estoque por conta da Ação de Graças.
No entanto, apesar de o Brasil não possuir essa data, a Black Friday cumpre um papel fundamental para o varejo nesse mês. Afinal de contas, não há datas comemorativas de aquecimento do comércio nesse período.
Dessa forma, seja para planejar a matrícula em um curso de operador empilhadeira ou para comprar um tênis novo, é essencial saber como lidar com todos esses padrões estratégicos na Black Friday.
Sendo assim, pode-se perceber um forte impacto dessa data tanto para a empresa quanto para o público e, portanto, há uma espera bastante elaborada a respeito desse período dentro dos mais diversos setores do mundo comercial.
Impactos da Black Friday nas finanças
Com base em todos esses aspectos, é possível perceber um grande impacto das perspectivas da Black Friday na vida das pessoas. Por essa razão, torna-se importante entender a respeito de todos esses efeitos.
Do ponto de vista dos impactos psicológicos, a Black Friday consegue fundamentar uma série de elementos na vida das pessoas. Isso porque ela define uma data essencial para o consumo de determinado produto.
Durante muitos anos, a ideia de sazonalidade estava orientada em uma perspectiva de elevação de preços. Por exemplo, é muito comum o varejo aumentar os valores antes do Natal. Já a Black Friday consegue trabalhar com o oposto.
Nesse sentido, com essa data no horizonte, uma pessoa consegue ter um referencial de tempo para se planejar e, portanto, o impacto primordial, nesse caso, é, justamente, com base em tudo isso.
Então, até mesmo para trocar as divisórias de vidro para banheiro é possível pensar em uma série de aspectos de planejamento dentro de todos esses contextos de atuação.
Nesse contexto, o impacto dessa data na vida das pessoas é, justamente, a criação de uma data importante para o consumo e, portanto, a criação de um planejamento nesse sentido pode fazer toda diferença.
Benefícios da Black Friday no Brasil
Como é possível notar, a Black Friday se tornou um elemento central para a cultura brasileira e, por causa disso, tanto do ponto de vista das estratégias empresariais quanto sob uma lógica de consumo, ela faz parte dos planejamentos.
Nesse sentido, a compra ou a venda de um forro de gesso detalhado pode ser um fator ainda mais proeminente dentro dessas datas.
Por essa razão, há uma diversidade bastante grande de benefícios a serem considerados dentro de todos esses padrões. Alguns desses elementos são:
- Elevação de vendas;
- Maior planejamento;
- Mais possibilidade de compras;
- Fidelização dos clientes;
- Reconhecimento de novas marcas.
Todos esses padrões são determinantes para o mercado brasileiro e, portanto, torna-se essencial pensar em uma diversidade de meios para lidar com esses pontos.
Dicas para se planejar na Black Friday
Diante de todos esses pontos, torna-se importante entender como se planejar antecipadamente para lidar com a Black Friday da melhor forma possível. Afinal de contas, ela não pode ser uma data de endividamento, mas, sim, de realizações.
No decorrer do ano, é possível que uma variedade de elementos sejam identificados como necessidades de consumo de uma pessoa ou de uma casa. Portanto, é fundamental saber quais são esses elementos.
Definir prioridades e lidar com esses pontos para se comprar um cavalete para oficina no momento certo pode, em grande medida, ajudar na hora de criar uma dinâmica de saúde financeira.
Por isso, torna-se essencial levar em consideração algumas dicas para se construir todas essas dinâmicas:
- Definir objetivo;
- Ranquear prioridade;
- Montar um planejamento antecipado;
- Juntar dinheiro;
- Definir metas mensais.
Esses são pontos essenciais para qualquer planejamento financeiro e, por isso mesmo, na Black Friday é fundamental pensar por esse crivo.
Como não se endividar na Black Friday?
Com base em todos esses elementos, é importante, também, saber como segurar a empolgação na Black Friday, uma vez que as promoções podem ser bastante convidativas.
Portanto, é essencial se planejar, inclusive, para esses imprevistos de consumo. Juntar um dinheiro a mais, nesse caso, pode ser bastante importante.
Seja para comprar uma nova caixa maleta grande ou para lidar com a compra de uma nova TV, considerar algumas dicas pode ser importante para ter um bom desempenho na Black Friday. Algumas dessas dicas são:
- Pesquisar com antecedência;
- Comparar preços;
- Ater-se aos objetivos principais;
- Juntar um dinheiro a mais;
- Analisar todas as condições.
Cada um desses pontos pode ser importante para uma estruturação mais sólida para lidar com a Black Friday sem se endividar.
Considerações finais
Com o passar dos anos, a ideia de sazonalidade sempre foi ganhando bastante destaque, sobretudo dentro de uma lógica de planejamento de marketing empresarial.
Contudo, isso só é possível a partir de algumas considerações a respeito de alguns padrões estabelecidos dentro desses padrões. Sendo assim, é essencial pensar nos impactos da sazonalidade no mundo social, também.
Desta forma, a Black Friday surge como um método de venda orientado como uma vantagem do ponto de vista de consumo e, portanto, seu impacto é bastante importante para as finanças pessoais.
Por isso, é essencial saber como se planejar de forma elaborada para esse período e, com isso, elevar as possibilidades de compra sem endividamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.