Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Giro de Notícias

Iluminação verde no Congresso marca apoio aos dias da pessoa com esquizofrenia e de combate ao glaucoma

Embora as causas da esquizofrenia não sejam totalmente conhecidas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para fornecer uma vida digna ao paciente

Redação
Por Redação
Iluminação verde no Congresso marca apoio aos dias da pessoa com esquizofrenia e de combate ao glaucoma
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Palácio do Congresso Nacional recebe iluminação verde, de hoje (22) até sexta-feira (26/5), em celebração ao Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia. No dia 24, das 19h às 21h, serão projetadas frases e imagens sobre o tema, tais como: “Respeito é a chave, inclusão é a meta”, “Esquizofrenia: tratamento integral e gratuito pelo SUS” e “Não à internação compulsória, sim ao tratamento humanizado”, entre outras.

 

O Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia, celebrado em 24 de maio, tem como objetivo discutir e difundir informações sobre o transtorno, que acomete cerca de 23 milhões de pessoas em todo o planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença caracteriza-se pela perda de contato com a realidade, alucinações, delírios, pensamentos e comportamentos anômalos, e normalmente manifesta seus primeiros sintomas na adolescência. No Brasil, estima-se que 1,6 milhão de pessoas sejam diagnosticadas com esquizofrenia, que, além de sofrer com a doença, ainda são estigmatizadas pela sociedade.

Leia Também:

 

Embora as causas da esquizofrenia não sejam totalmente conhecidas, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para fornecer uma vida digna ao paciente. O preconceito e o estigma são os principais motivos que fazem com que a pessoa não procure um médico psiquiatra.

 

Combate ao Glaucoma

 

No mesmo período, a iluminação na cor verde também representará o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.  A data, celebrada em 26 de maio, foi criada com o intuito de conscientizar e alertar sobre a patologia, que atinge cerca de 2% da população brasileira e é a segunda causa de cegueira no Brasil, atrás apenas da catarata.

 

O glaucoma é uma doença provocada pela elevação da pressão ocular em decorrência da dificuldade de drenagem do humor aquoso, líquido produzido dentro do olho com a função de nutrir as estruturas intraoculares e oculares. A detecção precoce da doença permite que ela seja controlada com o uso de recursos que impeçam seu avanço e a consequente perda da visão.

 

O glaucoma é diagnosticado por meio da medição da pressão intraocular e de outros exames, como os de fundo de olho e de campo visual.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )