A III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ está marcada para os dias 17 e 18 de maio, com o tema "Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+". O objetivo principal do evento é atualizar as diretrizes da agenda específica para Juiz de Fora, além de potencializar a mobilização e participação social, buscando dar voz à comunidade e combater todas as formas de discriminação e preconceito.
Importância e Objetivos da Conferência
A conferência representa a instância máxima de participação popular e visa discutir, avaliar e propor políticas públicas para atender a diversidade da população LGBTQIA+. As inscrições podem ser realizadas a partir da próxima quarta-feira, 17, por meio do link disponibilizado.
Sol Mourão, presidenta do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBTQIA+, destaca a importância da conferência como um espaço democrático para a participação da sociedade civil e agentes governamentais. Ela enfatiza a necessidade de promover diálogos sobre questões ligadas às pessoas LGBTQIA+ e construir novos mecanismos políticos e espaços de diálogo na cidade.
Leia Também:
Programação do Evento
17/5 – Sexta-feira:
- Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1, Centro)
- 18h: Credenciamento
- 19h: Abertura
- 19h50: Palestra Magna sobre a construção da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
- 20h30: Apresentação Cultural (Ballroom Kunt JF)
- 21h: Encerramento
18/5 – Sábado:
- Local: UniAcademia (R. Halfeld, 1179 - Centro)
- 7h: Credenciamento
- 8h: Apresentação Cultural
- 8h05: Plenária Inicial (leitura, discussão e aprovação do regimento interno)
- 9h: Painéis Temáticos
- 12h: Pausa para o almoço
- 12h às 13h: Inscrição de delegados
- 13h: Início dos grupos de trabalho (eixos temáticos)
- 16h: Coffee break + Sistematização de propostas
- 16h30: Plenária final (deliberação das propostas por eixo temático nas três esferas de governo e moções). Eleição de delegados para a etapa regional da Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
- 20h: Encerramento