RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região - noticias , juiz de fora , rcwtv

Notícias Cidade

História da cidade será tema de debate em escola do Parque das Águas

A atividade traz a temática do aniversário da cidade, comemorado em 31 de maio, como mote para despertar o reconhecimento e valorização do que é nosso

História da cidade será tema de debate em escola do Parque das Águas
PJF
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de paz” promove rodas de conversa com os alunos da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no bairro Parque das Águas, na próxima semana. A atividade traz a temática do aniversário da cidade, comemorado em 31 de maio, como mote para despertar o reconhecimento e valorização do que é nosso. Os alunos serão apresentados a aspectos do patrimônio histórico e cultural da cidade e estimulados a compreender mais que a importância de prédios ou monumentos, mas a participação das pessoas como agentes efetivos da história e da cultura da sua comunidade e do município. Os encontros acontecem nos dias 16, 17 e 18, na própria escola.

De acordo com a secretária de Educação, Nádia Ribas, oferecer novas perspectivas e desenvolver o protagonismo está no expediente da atual gestão e do projeto realizado em parceria entre as Secretarias de Educação (SE) e de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). “Ele é a efetivação dessa proposta, numa perspectiva que constrói, com e no território, o protagonismo de crianças, jovens e adultos. E, nesse caso, especialmente no espaço escolar para que quem ali convive cada vez mais defenda e faça daquele espaço um espaço de conhecimento, de troca, de convivência e de respeito a toda a diversidade nele contido, construindo e fortalecendo a cultura da paz”.

Crianças e adolescentes irão participar de diversos encontros com equipes multidisciplinares formada por guardas municipais e outros profissionais. O objetivo é promover dinâmicas que despertem percepções, valores e o sentimento de pertencimento, construindo uma nova maneira de participar e de vivenciar a experiência escolar sob a lógica da cultura de paz. O guarda municipal GM Mário, turismólogo, que irá falar ao grupo explica a proposta. “Vamos levar um pouco das memórias do município de Juiz de Fora a um público interessado como são os alunos da Escola Jovita. Além de criarmos multiplicadores de nossa rica história é uma oportunidade de trazer pertencimento a essas crianças, futuro da nossa cidade", pontua. 

A Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão é a primeira escola contemplada com o projeto, que tem a pretensão de se estender a outras da rede municipal. A proposta busca o fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz, trabalhando questões relacionados à promoção da cidadania, ambiente de paz e prevenção às violências junto à comunidade escolar.

A iniciativa tem o apoio das Secretarias de Governo (SG), Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SS), Assistência Social (SAS), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade (Sedic), Secretaria de Governo (SG), Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e Funalfa.

Para a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, projetos intersetoriais dão impulso no sentido de melhores resultados na prevenção da violência. “A intersetorialidade é uma política de governo, que potencializa o espaço de diálogos entre pastas e conceitos, que podem ajudar a fazer a articulação e criar redes. A gente precisa pensar coletivamente como trabalhar a construção da cultura de paz nas escolas para o sucesso de nossas ações”, aponta.

FONTE/CRÉDITOS: PJF

Todas as publicações e comentários são de total responsabilidade dos autores. As opiniões emitidas não representam o posicionamento da RCWTV. Nosso portal reserva-se o direito de moderar todo o conteúdo expresso, incluindo exclusão de mensagens desrespeitosas, xingamentos, insultos a seus colaboradores e agressões. Caso encontre algum conteúdo que viole nossos termos, denuncie ou entre em contato conosco!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!