Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Guarda Municipal reforça empenhos no fim de semana

As ações desenvolvidas pela Guarda Municipal são orientadas pela lógica da “Guarda Cidadã”, que consiste na atuação com foco na proteção municipal preventiva

Redação
Por Redação
Guarda Municipal reforça empenhos no fim de semana
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Neste fim de semana, somadas à rotina de rondas preventivas em áreas e instalações públicas, as equipes da Guarda Municipal, órgão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), estiveram envolvidas no apoio a diversas demandas da administração. Eventos como o Aerofest, realizado no Aeroporto da Serrinha, no sábado e no domingo, 20 e 21, bem como o Miss e Mister Gari, que movimentou o Parque Municipal na manhã de domingo e a Rua de Brincar, inaugurada em novo endereço, na Rua José Calil Ahouagi, sob o Viaduto Helio Fádel Araujo, contaram com empenho da GM. 

No Aerofest, a Guarda Municipal reforçou a presença junto aos agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), contribuindo para a orientação e organização do fluxo de veículos nas rotatórias e trevos de acesso à apresentação da esquadrilha da Fumaça no aeroporto. Também houve emprego de equipes da Guarda no apoio à Fiscalização de Posturas em atividade no local.

Durante toda a madrugada de sábado, a instituição ainda manteve o monitoramento das vias destinadas à montagem da feira da Pechincha, deslocada da Avenida Brasil para a região da Benjamim Constant, em função das obras do novo viaduto. No domingo, as rondas atenderam também à feira livre da Avenida Brasil. Dinâmica que faz parte do plano de serviço dos domingos e confere mais segurança a feirantes e a frequentadores da tradicional feira verde da Brasil.

A Guarda ainda esteve presente em apoio à Fiscalização de Posturas, na área central e cumpriu rotas de atendimento aos serviços de Urgência e Emergência como o Pronto Atendimento Infantil (PAI), o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Regional Leste, além de eventuais acionamentos de Unidades Básicas de Saúde. Áreas de lazer como o Parque da Lajinha, Morro do Imperador e Museu Mariano Procópio completam os pontos cobertos pelo trabalho nos fins de semana.

Paralelo às atividades nas ruas, servidores da Guarda atuaram ainda no Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Guarda Municipal, no São Mateus e no Centro de Monitoramento de Câmeras do Olho Vivo, no Nova Era.

As ações desenvolvidas pela Guarda Municipal são orientadas pela lógica da “Guarda Cidadã”, que consiste na atuação com foco na proteção municipal preventiva; proteção aos direitos humanos fundamentais; exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento; diminuição das perdas; compromisso com a evolução social da comunidade. Um modelo de segurança cidadã e comunitária, que se baseia na relação de proximidade com o cidadão. A simples presença de equipes uniformizadas, a pé ou em viaturas, contribui para que a sensação de segurança nas ruas, serviços e eventos públicos seja ampliada e as pessoas possam usufruir do direito aos espaços de convivência. 

São princípios mínimos de atuação das Guardas Municipais a proteção dos direitos humanos fundamentais; o exercício da cidadania e das liberdades públicas; a preservação da vida, a redução do sofrimento e diminuição das perdas; o patrulhamento preventivo; o compromisso com a evolução social da comunidade e o uso progressivo da força;

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )