A Guarda Municipal fechou balanço anual de ações preventivas realizadas pelo setor. Entre 1º de janeiro e 15 de dezembro, foram efetuados 16.547 registros de atividades diversas como patrulhamento, apoio a outros órgãos da administração municipal e videomonitoramento. O perfil de trabalho de proteção preventiva se confirma nos números. Mais de 60% dos registros referem-se às rondas de prevenção realizadas diariamente pelas equipes da Guarda nas ruas e equipamentos públicos. Foram gerados 10.238 documentos desta natureza. Os dados são do Sinesp–CAD, plataforma de registro de ocorrências, atendimentos e despachos das centrais de forças de segurança pública, disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Na sequência, as ações que mais demandaram empenho da Guarda Municipal, durante o ano, foram os apoios a outros órgãos, com 2432 registros, ou 14,6% do total de ações. Com 1441 registros, a atividade de videomonitoramento representou 8,7% do trabalho geral. Já as ocorrências de segurança pública atendidas pela corporação aparecem com 486 notificações, perfazendo 2,9% das ações das equipes.
Os apoios prestados pela Guarda Municipal às demais secretarias tiveram uma linha ascendente em 2023. No primeiro trimestre foram realizadas 486 ações, seguidos de 576, 643 e 727 nos trimestres subsequentes. A secretaria mais atendida foi a de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), com a qual a Guarda esteve empenhada em 1.002 registros. Na modalidade de patrulhamento, chama a atenção a presença junto aos serviços de saúde, com 3.112 rondas realizadas. As escolas municipais receberam o trabalho das equipes de motopatrulhamento em 666 ocasiões.
O relatório gerencial produzido pela supervisão da Gestão Operacional da Guarda Municipal traz um panorama da atuação baseado nos dados estatísticos extraídos dos registros diários das equipes operacionais. Uma ferramenta que promove a visualização das principais características do emprego da Guarda Municipal, permitindo análises quantitativas e qualitativas, de modo a favorecer a organização estratégica dos empenhos.
O Sinesp CAD é uma plataforma de informações integradas de segurança pública, ofertada por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP, aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei Nº 13.675, de 11 de junho de 2018. O próprio sistema é um instrumento de efetivação do SUSP, que promove o desenvolvimento de tecnologias para a integração e a interoperacionalidade de informações em segurança pública.
A atualização do sistema da Guarda faz jus à determinação prevista na meta 27 do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que diz “Ampliar os investimentos e fomentar parcerias com os demais órgãos e instituições competentes, com vistas ao uso de tecnologia e inovação para a prevenção das violências”.
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais
#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg
Comentários: