Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Guarda Municipal de Juiz de Fora Completa Capacitação em Segurança Cidadã

Programa Federal Pronasci-2 Impulsiona Formação de 80% dos Guardas com Enfoque na Prevenção de Violências

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Guarda Municipal de Juiz de Fora Completa Capacitação em Segurança Cidadã
PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Guardas municipais de Juiz de Fora concluíram uma importante fase de capacitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), marcando um avanço significativo na preparação das forças de segurança locais para enfrentar e prevenir violências. A formação, parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci-2), destacou-se pela adesão expressiva da cidade, com cerca de 80% dos guardas municipais participando dos cursos à distância. A iniciativa nacional beneficiou 100 mil profissionais de segurança pública em todo o Brasil.

Os cursos abordaram temas essenciais para a atuação com foco na cidadania, como o combate à desigualdade racial, o uso de tecnologias aplicadas à segurança, a violência contra mulheres e meninas, e o papel das guardas municipais na prevenção da violência. Este modelo de segurança, pautado na cultura de paz e na proximidade com a comunidade, está alinhado com as diretrizes do governo federal e os objetivos do Pronasci.

Além do conhecimento adquirido, os participantes que concluíram a capacitação vinculada ao projeto Bolsa-formação foram recompensados com uma bolsa no valor de R$ 900. GM Daniel, um dos guardas que se especializou em tecnologias para a segurança pública, destacou a relevância dos temas como o uso de bodycams, sistemas de monitoramento e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando a importância das soluções oferecidas pelo Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp-CAD), em uso por Juiz de Fora.

Leia Também:

A GM Roberta, que atuou como tutora de curso, salientou os desafios e a satisfação de participar de uma capacitação dessa magnitude, elogiando a plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o apoio mútuo proporcionado pelos grupos de WhatsApp para dúvidas e orientações.

A inclusão de Juiz de Fora no Pronasci-2 é resultado da assinatura do termo de adesão pela prefeita Margarida Delgado, comprometendo o município a continuar e expandir as iniciativas da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) para a redução da violência e promoção da paz. Este passo reforça o compromisso de Juiz de Fora com a segurança cidadã e a prevenção de violências, preparando seus profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos na área da segurança pública.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )