Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 03 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governo lança Natal da Mineiridade 2023 com mais de 600 eventos oficiais em 450 municípios do estado

De 2/12 a 6/1/2024, atividades e celebrações na capital e em todas as regiões de Minas prometem movimentar 3,2 milhões de pessoas entre moradores e turistas

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Governo lança Natal da Mineiridade 2023 com mais de 600 eventos oficiais em 450 municípios do estado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), anuncia a programação do Natal da Mineiridade 2023, iniciativa que integra Belo Horizonte ao interior do estado em torno da celebração das tradições e dos costumes do povo mineiro, e também de comunhão, sintonia e orgulho, reforçando vínculos nas mais diversas regiões de uma Minas Gerais hospitaleira.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o projeto foi lançado na manhã desta quinta-feira (23/11), no Palácio da Liberdade, com novidades em Belo Horizonte e nas mais diversas regiões de Minas Gerais.

A programação, realizada de 2/12 a 6/1/2024, terá adesão de 450 municípios, o dobro do número registrado em 2022.

Publicidade

Leia Também:

Serão mais de 600 eventos que reforçam a cultura, a hospitalidade, a fé, as tradições e os costumes do povo mineiro em espetáculos teatrais e de artes visuais, shows, iluminações temáticas, cantatas, inaugurações de presépios e manifestações religiosas.

Em BH, uma intensa programação será realizada na Praça da Liberdade, no Palácio da Liberdade e nos equipamentos culturais do Circuito Liberdade.

Economia

Leo Bicalho / Divulgação

O Natal da Mineiridade gera emprego e renda e consolida Minas Gerais como um dos principais destinos de fim de ano no país.

A expectativa é a de que o período registre uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.

Os investimentos chegam a R$ 18 milhões, incluindo os incentivos do edital Natal da Mineiridade Cemig 2023, o projeto de Iluminação da Praça da Liberdade e edifícios icônicos da capital, além do trabalho de posicionamento de Minas Gerais enquanto destino natalino, por meio de ações de marketing e promoção turística.

O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado com patrocínio da Cemig e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), e parceria com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Mineira dos Municípios e a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

Integração

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou que o Natal da Mineiridade é pensado para integrar todas as regiões do estado, que receberão atividades diversas no período natalino e terão suas economias aquecidas pelo grande movimento turístico.

“Operadoras já estão vendendo pacotes para o Natal em todo o estado e de forma muito especial naqueles municípios mais tradicionais, como são as cidades barrocas, que possuem um Natal histórico e de muito mercado para o turismo. Junto a Minas Gerais, BH se consolida nesse grande nicho, que faltava nessa época do ano para lotar os hotéis. Isso incrementa a economia e movimenta toda uma cadeia produtiva, sobretudo os bares e restaurantes do estado inteiro”, comenta Oliveira.

Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ao investir e apoiar as expressões artísticas no estado, a companhia contribui para a ampliação e democratização do acesso às práticas culturais, reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio material e imaterial, memória e identidade do povo mineiro.

Leo Bicalho / Divulgação

“O Natal da Mineiridade terá uma programação riquíssima, intensa, diversa e plural, espalhada por várias regiões do estado e que tem a mineiridade como a sua força motriz. Celebramos a identidade e a tradição do povo mineiro. Isso dialoga com o compromisso da Cemig de democratização e ampliação do acesso às práticas artísticas e culturais no estado, além de fortalecer e preservar os costumes locais, e gerar emprego e renda”.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva ressaltou a importância da atuação da entidade para além da capital mineira.

“Temos um Natal potente em várias cidades de Minas Gerais. A CDL atua em BH, mas estamos dialogando com as 209 CDL’s que estão no interior para que elas também fomentem cada vez mais o Natal em suas cidades. O Natal da Mineiridade potencializa o pequeno, o médio e o grande empreendedor, gerando desenvolvimento econômico no estado”, pontua Souza e Silva.

Como nos anos anteriores, a CDL estuda ações de Natal para BH e um dos projetos é viabilizar um grande corredor iluminado que ligará a Savassi à Praça Sete, passando pela Praça da Liberdade e pelas avenidas Cristóvão Colombo, João Pinheiro e Afonso Pena.

Interior

Para promover os mais de 600 eventos dos destinos turísticos do estado e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br) divulgará portfólio dedicado às festividades natalinas e realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais.

Até o momento, já aderiram ao Natal da Mineiridade cidades como Tiradentes, Araguari, Barbacena, Bom Despacho, Três Marias, Pouso Alegre, Ouro Fino, Inhapim e Caratinga, entre outras.

Para evidenciar e promover a diversidade das festividades natalinas em Minas Gerais, intensa e diversa programação cultural está sendo preparada com shows, inauguração de presépios, cantatas, celebrações religiosas, feirinhas gastronômicas, encenações do nascimento de Cristo e apresentação de corais, entre outras atrações.

O portfólio digital com todas as atrações culturais das cidades mineiras poderá ser acessado no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br).

O material, elaborado com base nas informações enviadas pelos municípios, terá atualizações diárias.

No portal, o visitante encontrará informações sobre os locais e horários em que podem ser conferidas as atrações, além de dicas de como preparar a viagem pelo interior de Minas para aproveitar o Natal nos destinos mineiros.

Haverá, também, ampla divulgação do Natal da Mineiridade nos principais meios de comunicação da capital e do interior, além de veículos nacionais.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )