Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Governo de Minas Regulamenta Produção do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural

A regulamentação foi oficializada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Redação
Por Redação
/ 103 acessos
Governo de Minas Regulamenta Produção do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na manhã desta quinta-feira (13), o Governo de Minas regulamentou a identidade e a qualidade para a produção do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural. O anúncio, ansiosamente aguardado pelos produtores, foi feito pelo vice-governador, Professor Mateus, durante a abertura da sexta edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte.

A regulamentação foi oficializada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA na terça-feira (12). A partir de agora, os produtores de queijo receberão orientações sobre como elaborar o queijo, conforme as normas de segurança sanitária estipuladas pelo IMA.

Para assegurar a qualidade da produção, o regulamento foi baseado em pesquisas realizadas com amostras de queijos mineiros.

Leia Também:

De forma abrangente, o documento inclui normas sobre análises laboratoriais exigidas, fluxograma de produção, controle de temperatura na queijaria, umidade e tempo mínimo de maturação. Esses requisitos são necessários para a obtenção do selo de habilitação sanitária junto ao IMA.

As pesquisas que fundamentaram o regulamento foram publicadas em 2019, 2021 e 2024, por universidades parceiras da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), e recomendadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Em 2019, a pesquisa foi encomendada pela Seapa, financiada pelo Sebrae-MG e conduzida pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As pesquisas de 2021 foram realizadas e publicadas pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). A pesquisa de 2024 foi executada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas (SP), em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Bambuí.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )