O Governo de Minas realizou, nesta quinta-feira (29/10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a quinta reunião bilateral de transição de mandato com a equipe do governo eleito para o período de 2027-2030. O encontro teve como foco central a área de segurança pública e foi conduzido pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, ao lado do secretário adjunto da pasta, coronel Edgard Estevo da Silva.
Em resumo:
- Quinta reunião bilateral de transição tratou da segurança pública estadual.
- Encontro ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
- Foram apresentados dados da Sejusp, PMMG, PCMG e Corpo de Bombeiros.
Durante a abertura, os gestores enfatizaram o objetivo principal do encontro. A meta é assegurar uma mudança técnica, transparente e organizada no sistema estadual. Na ocasião, foram detalhadas a estrutura atual dos órgãos e os resultados operacionais. Também apresentaram as políticas públicas em execução para proteger a população mineira.
Sistema integrado de atendimento e resultados operacionais
A apresentação da Sejusp destacou o avanço na integração entre as forças policiais e a manutenção de serviços essenciais prestados diretamente aos cidadãos. Dados consolidados entre janeiro de 2023 e junho de 2026 apontam que o Centro Integrado de Atendimento e Despacho de Belo Horizonte (Ciad-BH) recebeu impressionantes 15,1 milhões de chamadas de emergência por meio dos telefones 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros e 197 da Polícia Civil.
Além do atendimento direto, o período registrou 210 operações integradas de segurança pública, com previsão de realização de outras quatro até o encerramento de 2026. O Disque Denúncia Unificado (181) também desempenhou papel estratégico ao contabilizar mais de 1 milhão de ligações, gerando 279.243 denúncias anônimas sobre crimes. A cobertura do Ciad-BH expandiu-se significativamente, saltando de 53 municípios atendidos em 2022 para 107 localidades nos anos seguintes.
Balanço do sistema prisional e socioeducativo
No âmbito do sistema prisional, a gestão apresentou entregas relevantes de infraestrutura e a ampliação de vagas voltadas à custódia e à ressocialização de detentos. Foram destacadas as conclusões dos presídios em Ubá, Iturama e Itaúna. O governo construiu unidades em Lavras e Poços de Caldas, com 628 vagas cada.
O modelo das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) também apresentou crescimento expressivo, passando de 38 unidades e 3.728 vagas em 2019 para 58 unidades e 5.788 vagas em 2026. O monitoramento eletrônico alcançou 13.971 pessoas ativas até outubro de 2026. O sistema socioeducativo manteve suporte educacional com inscrições no Encceja e no Enem.
Avanços da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) reportou a inclusão de 6.599 novos militares entre 2023 e 2026, além de registrar mais de 6,6 milhões de ocorrências e 782.251 prisões efetuadas. Os investimentos em tecnologia somaram cerca de R$ 202,5 milhões em equipamentos modernos. Foram compradas câmeras, leitores, computadores, rádios, notebooks e 282 drones.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou a conclusão de 246 novas sedes até outubro de 2026 e o recebimento de 966 viaturas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por sua vez, realizou 12 inaugurações de estruturas e executou 245 obras de engenharia, beneficiando cerca de 3 milhões de pessoas e investindo dezenas de milhões em equipamentos de proteção individual e combate a incêndios.
*Com informações oficiais de Agência Minas (Governo MG).
Mais notícias de Minas Gerais no portal RCWTV.
Leia também no portal RCWTV:
📲 Fique por dentro de tudo em Juiz de Fora e Região!
Receba notícias urgentes, trânsito, alertas policiais, vagas de emprego e utilidade pública no Canal Oficial da RCWTV no WhatsApp.
👉 Clique aqui para entrar no Canal Oficial da RCWTV

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se