Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 25 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governo de Minas leva Emergência MG para mais 27 municípios; serviço já alcança 29% da população do estado

Acionamento das forças de segurança pela internet é ágil e conta com recursos de imagem e geolocalização que facilitam socorro

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 57 acessos
Governo de Minas leva Emergência MG para mais 27 municípios; serviço já alcança 29% da população do estado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas amplia mais uma vez o alcance do Emergência MG, o serviço de acionamento das forças de segurança por meio da internet, que passa a estar presente em 61 municípios a partir desta sexta-feira (28/6). Esta é a quarta fase de expansão desde o lançamento do projeto pelo governador Romeu Zema, em dezembro de 2023.

O acionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar pela internet agora será possível em 27 novos municípios, alcançando mais de 1 milhão de mineiros. No total, o Emergência MG estará disponível para mais de 6 milhões de pessoas, representando 29% da população do estado.

Camila Leonel, moradora de Itabirito, acredita que a novidade é um avanço na política pública. "Quanto mais fácil for o acesso aos canais de emergência, mais chances temos de inibir o avanço de um crime ou, até mesmo, de salvar uma possível vítima. A tecnologia tem que estar ao lado de todos, inclusive, da Segurança Pública", ressalta.

Leia Também:

Pioneiro no país, o Emergência MG permite que o usuário peça ajuda para qualquer uma das três forças de segurança usando a mesma plataforma via chat. Existem várias formas de acionar o serviço: pelo site próprio (www.emergencia.mg.gov.br), pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa por Emergência MG).

Na primeira fase, o serviço foi lançado em Lagoa Santa como projeto piloto e, após testes, expandido para a capital e outros oito municípios. Na terceira fase, mais 24 cidades foram atendidas e, agora, outras 27, totalizando 61 municípios que podem acionar as polícias e os bombeiros por meio de um chat de fácil navegabilidade e resposta rápida. A expansão gradativa busca garantir total segurança à alta demanda gerada pelo acionamento dos números 190, 197 e 193.

Histórico

Durante décadas, a única forma de acionamento das polícias e bombeiros em Minas foi apenas por telefone: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193). O novo serviço soma-se aos canais existentes e é inclusivo, permitindo seu uso por pessoas surdas. A interface tecnológica possibilita também o compartilhamento seguro de localização, envio de fotos e realização de vídeo chamadas. Esta última função pode ser decisiva, por exemplo, para uma pessoa que necessita de rápida orientação para realizar manobras de desengasgo.

“Essa é mais uma expansão significativa, em um curto espaço de tempo, desde o lançamento do serviço. Desejamos que nos próximos meses novas expansões possam levar o serviço para cada vez mais mineiros, num esforço conjunto de garantir atendimento seguro e de qualidade em outra plataforma, e não somente por meio da ligação”, ressalta o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco.

O Emergência MG, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi desenvolvido de forma integrada, com ampla participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Prodemge, TabControl e Seplag.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )