Aguarde, carregando...

Sábado, 20 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Governo de Minas lança projeto Defesa Civil nas Escolas com início previsto para 2026

Iniciativa vai capacitar alunos e professores da rede estadual para prevenção e autoproteção em situações de risco

Lauren Delgado
Por Lauren Delgado
Governo de Minas lança projeto Defesa Civil nas Escolas com início previsto para 2026
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta terça-feira (12/8), o lançamento do projeto Defesa Civil nas Escolas, que será implantado a partir de 2026. A iniciativa vai promover a cultura de prevenção e autoproteção na rede estadual de ensino, envolvendo estudantes, educadores e comunidades na preparação para lidar com situações de risco e desastre.

O anúncio foi feito durante o Seminário Estadual de Autoproteção nas Escolas: educação e prevenção desde os primeiros passos, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Polícia Militar (PMMG) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O projeto integra o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil – Eixo Educação, e contará com material pedagógico que inclui jogos, dinâmicas, estudos de caso e atividades práticas adaptadas à realidade local. Segundo o coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, envolver crianças e adolescentes na autoproteção contribui para transformar comportamentos e proteger famílias inteiras.

Publicidade

Leia Também:

A metodologia será aplicada inicialmente em turmas do 4º ano do ensino fundamental de 1.323 escolas estaduais. Em 2025, professores e gestores dessas instituições passarão por formação, para que a implementação nas salas de aula ocorra em 2026. Há ainda planos de expansão para o ensino médio. O secretário de Estado de Educação, Rossiele Soares, destacou que associar educação e preparação para desastres fortalece a capacidade dos jovens de cuidarem de si e de protegerem outras pessoas.

O seminário também marcou o início de uma capacitação on-line para professores, pedagogos e agentes de defesa civil. A formação visa unir conhecimento técnico e prática pedagógica para manter a cultura de prevenção ativa em todo o estado.

Durante o evento, a presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Christiana Renault, anunciou o projeto vencedor da etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Desenvolvida por alunos da Escola Coronel Nicolau Sampaio, de Diogo de Vasconcelos, a proposta representará Minas Gerais na fase nacional, que acontece de 6 a 11 de outubro, em Goiânia (GO).

A programação contou com palestras de representantes do Unicef, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e coordenadores de defesa civil de São Paulo e Santa Catarina. Foram apresentadas também iniciativas como o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, o Programa de Educação Ambiental (Progea), o Bombeiro nas Escolas, a Política Intersetorial para Redução de Risco de Acidentes e Desastres, o Programa Chuá, o Cemig nas Escolas e as ações do Caoeduc/MPMG.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!

rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas
Lauren Delgado

Publicado por:

Lauren Delgado

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo, com atuação como Social...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR