Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 21 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governo de Minas inicia Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa

Em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, o Governo do Estado de Minas Gerais promove campanha de conscientização sobre os direitos da população 60+

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
Governo de Minas inicia Campanha Estadual de Valorização da Pessoa Idosa
Divulgação Sedese-MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 01/10, data em que foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) anunciou uma programação que acontecerá entre os dias 02 e 31 de outubro. O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a sociedade em prol da valorização da população idosa e proteção dos seus direitos. 

A Campanha Estadual de Valorização à Pessoa Idosa celebra os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, um marco na formulação de políticas públicas voltadas especificamente aos idosos, que reforça o compromisso do país com o envelhecimento saudável, bem estar e inclusão social. Esse estatuto propõe transporte gratuito, prioridade em serviços públicos e processos judiciais, acesso à saúde, assistência social, além de atuar no combate à violência contra esse grupo.

Como parte das ações promovidas por essa campanha, a Sedese publicará, a partir de hoje (02/10), conteúdos relacionados a essa temática, como artigos sobre os direitos das pessoas idosas, o gibi educativo Coleção Geração Prateada e novos episódios do Podcast Minuto da Pessoa Idosa. Todo esse material estará disponível no Portal SER-DH.

Leia Também:

Com o objetivo de promover e consolidar uma educação em Direitos Humanos, a Escola de Formação em Direitos Humanos realizará o curso gratuito “Formação sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, que será ofertado à distância pela plataforma Moodle. O curso de 60 horas é voltado para agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil e tem a duração de 3 meses, com o início previsto para 24/10. As inscrições acontecem entre 04 e 17/10.

As atividades da campanha serão realizadas em diversas cidades de Minas Gerais. Nos dias 25 e 26/10 acontecerá o Seminário da Agenda do Envelhecimento Ativo, sediado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), que contará com espaços para trocas de saberes sobre temas clássicos da agenda das políticas públicas para a população idosa. 

Na capital mineira, Belo Horizonte, acontecerá a formalização do Termo de Adesão da Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI-MG), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no dia 31/10, de 14h às 17h. A RAPI-MG é aberta e, seguindo um modelo de governança colaborativa, reúne agentes da sociedade civil e do estado em busca por melhorias na qualidade de vida da população idosa, promoção da sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, de acordo com o que é previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.

Mais informações sobre a Campanha Estadual de Valorização à Pessoa Idosa você encontra no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais: https://social.mg.gov.br/.

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora. 

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )