No dia 01/10, data em que foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) anunciou uma programação que acontecerá entre os dias 02 e 31 de outubro. O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a sociedade em prol da valorização da população idosa e proteção dos seus direitos.
A Campanha Estadual de Valorização à Pessoa Idosa celebra os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, um marco na formulação de políticas públicas voltadas especificamente aos idosos, que reforça o compromisso do país com o envelhecimento saudável, bem estar e inclusão social. Esse estatuto propõe transporte gratuito, prioridade em serviços públicos e processos judiciais, acesso à saúde, assistência social, além de atuar no combate à violência contra esse grupo.
Como parte das ações promovidas por essa campanha, a Sedese publicará, a partir de hoje (02/10), conteúdos relacionados a essa temática, como artigos sobre os direitos das pessoas idosas, o gibi educativo Coleção Geração Prateada e novos episódios do Podcast Minuto da Pessoa Idosa. Todo esse material estará disponível no Portal SER-DH.
Com o objetivo de promover e consolidar uma educação em Direitos Humanos, a Escola de Formação em Direitos Humanos realizará o curso gratuito “Formação sobre os Direitos da Pessoa Idosa”, que será ofertado à distância pela plataforma Moodle. O curso de 60 horas é voltado para agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e membros da sociedade civil e tem a duração de 3 meses, com o início previsto para 24/10. As inscrições acontecem entre 04 e 17/10.
As atividades da campanha serão realizadas em diversas cidades de Minas Gerais. Nos dias 25 e 26/10 acontecerá o Seminário da Agenda do Envelhecimento Ativo, sediado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), que contará com espaços para trocas de saberes sobre temas clássicos da agenda das políticas públicas para a população idosa.
Na capital mineira, Belo Horizonte, acontecerá a formalização do Termo de Adesão da Rede de Apoio à Pessoa Idosa (RAPI-MG), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no dia 31/10, de 14h às 17h. A RAPI-MG é aberta e, seguindo um modelo de governança colaborativa, reúne agentes da sociedade civil e do estado em busca por melhorias na qualidade de vida da população idosa, promoção da sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, de acordo com o que é previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.
Mais informações sobre a Campanha Estadual de Valorização à Pessoa Idosa você encontra no site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais: https://social.mg.gov.br/.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.