Mais de dez anos de edições do Jornal Minas Gerais foram disponibilizados para consulta pública após a ampliação do acervo digital promovida pelo Governo de Minas. Agora, os mineiros podem acessar publicações referentes ao período de 1999 a 2009, somando mais de 182 mil páginas preservadas e acessíveis online.
Antes da atualização, o acervo já reunia edições entre 1892 e 1943 e, posteriormente, de 2010 até os dias atuais. A iniciativa visa facilitar a pesquisa de atos oficiais e notícias do governo, além de preservar a memória histórica do Estado.
O superintendente de Gestão do Diário Oficial, Rafael Freitas Corrêa, ressaltou a importância da digitalização: “É uma iniciativa relevante que visa preservar o acervo impresso do jornal e ampliar o acesso ao seu conteúdo, porque, à medida em que a digitalização avança, nós disponibilizamos na internet todo este material, evitando o manuseio constante do jornal impresso, que remonta ao século XIX”.
Ele também destacou o impacto da modernização: “A medida ressignifica o dia a dia do cidadão e de pesquisadores que passam a contar com este conteúdo na palma da mão. Até este momento, são 63 anos do Diário do Executivo digitalizados e disponíveis para acesso público e gratuito”.
Acesso ao acervo histórico
O público pode consultar as edições em dois blocos: o primeiro, com publicações de 1892 a 1943 e do ano de 2010; e o segundo, reunindo as edições a partir de 2011. Para visualizar, basta acessar o Jornal Minas Gerais, informar a data desejada e clicar em “Ir”.
Transparência e modernização
O Diário Oficial de Minas Gerais se tornou totalmente eletrônico em março de 2019. Desde então, o número de acessos tem crescido significativamente: apenas em 2024, foram mais de 8 milhões de consultas, reforçando a importância do formato digital para a transparência pública.
A digitalização, conduzida pela Superintendência de Gestão do Diário Oficial da Secretaria de Estado de Governo (Segov-MG), é contínua. Além disso, um novo site está em desenvolvimento para oferecer mais praticidade aos usuários.
O governo também firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o objetivo de digitalizar as edições do período de 1943 a 2010, atualmente em formato físico ou microfilmado.
Histórico
O Diário Oficial do Estado de Minas Gerais foi criado em 1891, na gestão do então presidente do Estado José Cesário de Faria Alvim. A primeira edição foi publicada em 21 de abril de 1892, data que marcava o centenário da morte de Tiradentes.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se