A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) emitiram um alerta à população sobre a propagação de informações falsas relacionadas à Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Gratuidade e validade garantidas
De acordo com a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, é importante desmentir boatos que circulam sobre a gratuidade da primeira via da CIN, sugerindo que ela seria válida somente para o ano de 2024. Aguiar esclarece que a emissão da primeira via do documento é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer momento, e que o modelo anterior da carteira de identidade continuará válido até 23 de fevereiro de 2032.
Prejuízos da desinformação
A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, ressalta os prejuízos causados pela disseminação de notícias falsas, destacando que além de estarem sujeitas a responsabilização penal, tais informações prejudicam o serviço público, podendo gerar um aumento desnecessário no volume de solicitações do documento.
Leia Também:
Orientação sobre emissão
Para evitar transtornos, a população é orientada a buscar informações oficiais nos sites da PCMG (www.policiacivil.mg.gov.br) e da Seplag-MG (www.planejamento.mg.gov.br), além do Portal MG (www.mg.gov.br).
Rodrigo Diniz, subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, destaca que é possível emitir o documento nos postos do Instituto de Identificação em Minas Gerais e nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Ele também enfatiza que, em casos de urgência, o cidadão pode entrar em contato pelo Fale Conosco no Portal MG, fornecendo documentos que comprovem a necessidade emergencial, para que a UAI avalie a possibilidade de agendamento em caráter prioritário.