Nesta quinta-feira (29/8), o Governo de Minas acompanhou com expectativa o leilão para concessão de 304 quilômetros da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O evento ocorreu na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com a presença do governador Romeu Zema.
A 4UM Investimentos saiu vencedora do leilão e se comprometeu a investir R$ 9 bilhões em obras e serviços ao longo da rodovia, prometendo transformar a BR-381 em um corredor logístico mais seguro e eficiente.
“O que era uma necessidade há décadas agora finalmente se concretiza. Esse investimento é crucial para o desenvolvimento de cidades como Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni”, destacou o governador Romeu Zema.
A concessão da BR-381, uma reivindicação antiga do Governo de Minas, prevê a duplicação e a melhoria da rodovia, que atravessa o Vale do Aço, uma região vital para a siderurgia no estado. A 4UM Investimentos, selecionada pela oferta de desconto tarifário de 0,94%, administrará a rodovia pelos próximos 30 anos.
“Esse trecho é conhecido por seus desafios, com muitas curvas e uma alta taxa de acidentes. As melhorias prometem aumentar a segurança e a mobilidade, pontos essenciais da concessão”, acrescentou Zema.
Desde 2019, o governo estadual, com o apoio das secretarias de Infraestrutura e Casa Civil, tem pressionado a União pela concessão, visando atender uma demanda histórica que beneficiará todos os mineiros.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, afirmou: “Estamos avançando com outras concessões para fomentar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.”
A BR-381/MG é uma via estratégica que conecta Minas Gerais a estados vizinhos como Bahia e Espírito Santo, facilitando o escoamento de produtos agrícolas, pecuários e minerais. A concessão vai gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
As melhorias incluem a duplicação de 134 quilômetros, a construção de quase 83 quilômetros de faixas adicionais, além de passarelas, passagens de fauna e rampas de escape. A nova estrutura contará com um Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para suporte em emergências e manutenção.
A proposta de concessão revisada incorporou feedback do mercado e ajustes técnicos, com algumas melhorias na rodovia sendo realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), excluídas da concessão atual.
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