Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Governador em exercício sanciona projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros

Ação vai liberar R$ 2 bilhões que já estavam nos cofres dos municípios para investimentos em saúde

Redação
Por Redação
Governador em exercício sanciona projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador em exercício, Tadeu Martins Leite, participou nesta terça-feira (9/5), em Belo Horizonte, do 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Na oportunidade, Tadeu assinou, junto a deputados estaduais presentes, projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros.

“Essa lei vai agilizar a utilização de recursos da saúde para municípios de todas as regiões mineiras. Os municípios serão favorecidos e terão a possibilidade de novos investimentos em ações para os serviços de saúde”, disse.

Segundo o governador em exercício, o projeto vai destravar em torno de R$ 2 bilhões para o estado de Minas Gerais, dinheiro que já estava nos cofres dos municípios, porém sem possibilidade de utilização, devido a questões burocráticas.

A lei complementar nº 171, de 9 de maio de 2023, dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos dos fundos de saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e de saldos financeiros de parcerias e convênios firmados pelo Estado.

“Podemos dizer, em outras palavras, que essa lei reafirma nossos melhores valores e resgata o sonho de uma saúde ainda mais eficiente e diretamente voltada para cada um dos 22 milhões de mineiros”, ressaltou o governador em exercício.

38º Congresso Mineiro de Municípios

Considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas, o 38º Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e representantes políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

“Aqui é um grande ‘case’, uma grande amostra para todo o estado - e, por que não, para todo o país - do trabalho que as prefeituras já fazem, e também uma oportunidade de troca de experiências e de informações entre os municípios”, destacou Tadeu Martins.

Com o tema: “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) segue até esta quarta-feira (10/5), no Expominas, em Belo Horizonte.

O tema escolhido para a 38ª edição do Congresso Mineiro de Municípios vai ao encontro dos objetivos da atual gestão da AMM, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

“Não é fácil fazer um evento dessa magnitude, em que batemos todos os recordes, tanto em número de público, como em número de palestras, e em número de afiliados, ultrapassando 800 municípios hoje aqui”, ressaltou.

Mérito municipalista

Durante a solenidade, secretários de Estado, chefes de Segurança e presidentes de órgãos do Governo de Minas foram agraciados com a “Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo”, a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros a personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo.

Representando todos os secretários do Governo de Minas, Igor Eto (Segov), destacou a importância da relação do Executivo mineiro com todos os municípios.

“Se, nos últimos quatro anos, o nosso trabalho foi o de colocar em dia todas as dívidas deixadas pelos governos passados, daqui para frente queremos construir o futuro ao lado das prefeituras, por meio de investimentos na saúde, educação, infraestrutura e segurança. Queremos estar lado a lado com as prefeituras”, disse o secretário de Governo.

Também foram agraciados com a medalha os secretários de Estado Luísa Barreto (Planejamento e Gestão), Fábio Baccheretti (Saúde), Marília Melo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Leônidas Oliveira (Cultura e Turismo), Bernardo Santos (Comunicação Social), além dos comandantes-gerais coronel Rodrigo Piassi (Polícia Militar) e Erlon Dias (Bombeiros), a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Rodrigo Otini. Completam a lista o diretor-presidente do BDMG, Gabriel Viegas Neto, e o presidente da Codemge, Thiago Toscano.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )