Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 22 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governador defende desenvolvimento econômico com sustentabilidade na abertura do Conselho Empresarial Brasil – Japão

Encontro realizado em Belo Horizonte busca estreitar laços comerciais entre os países e debate temas como cooperação tecnológica e descarbonização do setor industrial

Redação
Por Redação
/ 366 acessos
Governador defende desenvolvimento econômico com sustentabilidade na abertura do Conselho Empresarial Brasil – Japão
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (5/7), da abertura da 24ª Edição da Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil – Japão (Cebraj), realizado no Centro Cultural Sesiminas, em Belo Horizonte. O encontro, nestas quarta e quinta-feira (5 e 6/7), é considerado a maior reunião bilateral entre os países, sendo oportunidade de aprofundamento das relações econômicas e atração de investimentos. A organização é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Japão – Keidanren, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A edição deste ano terá foco nas discussões sobre o panorama econômico de ambos os países, em neoindustrialização, diversificação de cadeias globais de valor, cooperação tecnológica, descarbonização do setor industrial e cooperação internacional para digitalização e indústria 4.0.

O governador destacou que o encontro servirá para estreitar, ainda mais, a relação entre os dois países. “É um encontro extremamente importante e que nos dá condições de melhorar as relações internacionais, especialmente com Minas Gerais. Vale lembrar que o estado já recebeu no passado grandes investimentos japoneses e continua recebendo. No que depender de Minas, daremos todo o suporte para continuar atraindo empresas japonesas e de qualquer outro lugar”, disse. 

Leia Também:

 

Estreitar relações

Para o embaixador do Japão no Brasil,Teiji Hayashi, o intercâmbio entre os países é muito ativo. Ele ressaltou que espera uma colaboração ainda maior. “Nosso objetivo é estreitar laços comerciais e de investimento, enfatizando a industrialização brasileira. É importante a cooperação com a América do Sul e Central, e em especial com o Brasil, que conta com grande cadeia de suprimentos. Entendo que o conselho discutirá temas atuais neste encontro e, com toda sabedoria dos países, vamos conseguir um crescimento sustentável”, destacou.

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, as duas nações podem contribuir muito para o desenvolvimento mundial. Ele elogiou o trabalho executado pelo Governo de Minas. “Estão fazendo um ótimo trabalho, dando apoio, simplificando processos e apoiando o setor produtivo nacional e estrangeiro. Estão fazendo toda a diferença.

Tenho certeza de que as empresas japonesas instaladas em Minas estão satisfeitas e que novos investimentos virão. Assim como tenho a certeza de que parcerias de longo e curto prazo serão construídas aqui neste evento, aproveitando tudo o que Minas Gerais tem a oferecer”, disse.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, ressaltou ainda que o evento precisa ser visto como oportunidade nova para a relação histórica entre os dois países. “É uma parceria que já passa de 50 anos de relação comercial, com Minas Gerais ocupando lugar de destaque nessa relação”, afirmou

 

.Compromisso ambiental

Por fim, o governador Romeu Zema afirmou que o desenvolvimento econômico e o compromisso ambiental devem caminhar em conjunto. “Nós deixamos muito claro a nossa responsabilidade ambiental. Minas está totalmente comprometida com o Race to Zero, que busca anular a emissão de gases estufa até 2050. Queremos que nossos produtos tenham o selo verde, ou seja, vamos demonstrar que eles são produzidos com responsabilidade ambiental, quem não fizer isso com toda certeza terá dificuldade para se inserir nessa nova economia mundial”, finalizou.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )