Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Governador de Minas e Chefes do Cosud Buscam Solução para Dívida com a União em Brasília

Nova Proposta do Ministério da Fazenda visa Reduzir Juros para Estados

Isadora Benetelli
Por Isadora Benetelli
/ 86 acessos
Governador de Minas e Chefes do Cosud Buscam Solução para Dívida com a União em Brasília
Imprensa MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, juntamente com os demais chefes de Estado integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizou uma série de reuniões em Brasília nesta terça-feira (26/3), buscando soluções para a renegociação das dívidas estaduais com a União e propostas para aprimorar a segurança pública nos estados.

Proposta de Redução de Juros

Durante a manhã, Zema e os demais governadores se encontraram com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, onde foi apresentada uma nova proposta do Governo Federal para a renegociação das dívidas estaduais. A medida principal da proposta é a redução gradual da taxa de juros cobrada pelo governo, vinculada ao aumento das vagas de Ensino Médio Técnico. A correção da dívida, que atualmente é realizada por IPCA mais 4%, poderia diminuir até IPCA mais 1%, desde que os estados destinem os recursos economizados para investimentos em ensino profissionalizante e utilizem ativos para redução do estoque da dívida.

Diálogo e Aperfeiçoamento da Proposta

Após a apresentação inicial, os estados e o Ministério da Fazenda devem realizar uma série de reuniões para aprimorar o texto que será encaminhado ao Congresso Federal. Zema destacou a importância do diálogo e ressaltou a necessidade de considerar o investimento já realizado por Minas Gerais em ensino técnico através do programa Trilhas de Futuro.

Leia Também:

Compromissos em Brasília

Além da reunião com os ministros, o governador participou de encontros com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Os governadores do Cosud encerraram o dia no Palácio da Justiça, em uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, onde apresentaram demandas de mudanças na legislação para facilitar as ações de combate à criminalidade pelos estados.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas
Comentários:
Isadora Benetelli

Publicado por:

Isadora Benetelli

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )