Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Gerenciamento de projetos da Cesama investe em modernização com aquisição de tecnologia BIM

Primeira reunião da consultoria marca o início da implementação do BIM na Cesama

Redação
Por Redação
Gerenciamento de projetos da Cesama investe em modernização com aquisição de tecnologia BIM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Diretores e engenheiros da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), vinculada à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participaram da primeira reunião da consultoria de implantação da tecnologia Building Information Modeling (BIM) para saneamento. Essa iniciativa marca o início de um processo que deve levar cerca de um ano até a operacionalização final do sistema. O BIM é amplamente utilizado em projetos de engenharia, automatizando e potencializando entregas por meio de soluções inteligentes.

Segundo o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, a adoção do BIM coloca a companhia em destaque no gerenciamento de projetos de engenharia relacionados ao abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Esse investimento traz ganhos significativos em assertividade, qualidade e redução de custos.

Leia Também:

Uma das aplicações práticas do BIM é a modernização do cadastro utilizado pela Cesama no gerenciamento de projetos. Com essa tecnologia, todas as informações serão transformadas em um único arquivo, contendo todas as fases da obra. De acordo com o chefe do Departamento de Projetos (Depo), Ricardo Stahlschmidt, qualquer mudança no andamento da obra ficará documentada, proporcionando uma integração de processos e gerando um histórico completo ao final.

Além das vantagens práticas, a adoção do BIM também possui aplicações legais. Segundo Ricardo, essa tecnologia está presente na legislação e é priorizada na lei das licitações. Além disso, é uma tendência em diversos setores. Ele destaca que utilizar o BIM coloca a Cesama atualizada no conceito 4.0 e acompanha a demanda do mercado, onde essa linguagem será cada vez mais exigida.

Marcus Cardozo, representante da FF Solutions, empresa contratada para a implantação do BIM na Cesama, reforça os benefícios que essa tecnologia trará para a companhia e seus usuários. Ele destaca o impacto positivo em produtividade e melhoria de projetos, resultando em um ecossistema mais sustentável. Cardozo exemplifica a capacidade do BIM ao mencionar a possibilidade de desligar uma válvula por meio de um mapa e verificar os prejuízos, como a falta de água para a população afetada.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone (32) 3692-9179.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: link do grupo no Whatsapp

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )