Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 15 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Economia

G20 lança aliança Global por Biocombustíveis

Veja qual a aliança global lançada no G20 e qual a utilidade do etanol

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
G20 lança aliança Global por Biocombustíveis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O agronegócio da energia, recebeu um reforço na cúpula do G20.  Durante o encontro, Estados Unidos, Brasil e Índia lançaram a Aliança Global para Biocombustíveis. Os três países que lideram a aliança, são os maiores produtores de biocombustíveis do planeta.

O lançamento é resultado de um ambicioso programa indiano de incentivo ao setor. Ele inclui medidas como a adoção de 20% de mistura de etanol à gasolina, a fabricação de automóveis flex e o desenvolvimento e a produção de biocombustíveis de segunda geração.

O modelo indiano é similar ao que ocorre no Brasil. O país tem 40 anos de tradição na produção de biocombustíveis e o motor flex - que aceita tanto etanol como gasolina - é usado em escala comercial há 20 anos.

Leia Também:

Além disso, o país adotou a adição de 27,5% de etanol à gasolina e usa misturas de biodiesel no diesel. No Brasil, a produção de biocombustíveis envolve múltiplas matrizes. Entre elas: soja, milho, cana-de-açúcar, gorduras, estercos de animais e até mesmo dendê - palma de óleo. 

De acordo com dados da Agência Internacional de energia, a produção global de biocombustíveis sustentáveis precisa triplicar até 2030 para que o mundo possa alcançar emissões líquidas zero até 2050. No ano de 2022, esses combustíveis em sua forma líquida, como o etanol, representaram cerca de 4% do total de energia para os transportes.

Além da utilização em veículos como motos, carros e caminhões, eles podem servir como fonte de energia para aviação e navegação. A medida reduziria as emissões dos respectivos setores e aumentaria ainda mais o consumo mundial e a ampliação do número de fornecedores.

O segmento de etanol lidera a produção de biocombustíveis no Brasil. Basicamente, ela se dá por duas fontes: cana-de-açúcar e milho. Fabricação da safra em curso deve bater 36 milhões de litros.

O Brasil perde apenas para os Estados Unidos na produção de etanol. Produto que é uma das principais alternativas limpas e renováveis e que contribui para a renovação da matriz energética, diminuindo a emissão de gases causadores do efeito estufa. O etanol é importante para a descarbonização do grandes centros urbanos, já que ele emite menos 90% de gás carbônico (CO2) do que a gasolina e ajuda as grandes cidades a diminuírem a poluição.

Um projeto que estimula e contribui para o uso do etanol é o renovaBio, do Governo Federal. O objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado. O intuito do programa é o de estabelecer metas nacionas anuais de descarbonização, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes no país.

Na avaliação do presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e da Coaf Pernambuco, Alexandre Andrade Lima:

¨O futuro do etanol está até na eletrificação, pois ele é feito de moléculas de hidrogênio, e a rede de abastecimento nós já temos A matriz energética é renovável, e o etanol pode ser usado para recarregar as baterias elétricas, por exemplo.

Hoje, montadoras de veículos já trabalham com o etanol para gerar hidrogênio e, a partir dele, produzir eletricidade. O processo neutro em emissões de carbono, é integralmente realizado em um único dispositivo: uma célula a combustível de óxido sólido . Esses dispositivos viabilizam um tipo de carro elétrico que não tem tanque de hidrogênio, não precisa de tomada para carregar a bateria e pode ser abastecido em qualquer posto.¨disse ele.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )