Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

Funalf­a anuncia edital cultural e ações virtuais para marcar os cem dias de gestão

Foi desenvolvida a campanha “100 Dias Sem Parar”

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Funalf­a anuncia edital cultural e ações virtuais para marcar os cem dias de gestão
A campanha “100 Dias Sem Parar”. Foto: PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Como parte das ações que marcam os cem primeiros dias de sua gestão, a prefeita Margarida Salomão anunciou, nesta terça-feira, 13, o edital “Cultura na Quebrada”, por meio do qual a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) vai apoiar ações e iniciativas culturais promovidas pelas comunidades periféricas de Juiz de Fora. Já nas redes sociais da fundação, que atua como gestora da cultura no município, está sendo desenvolvida a campanha “100 Dias Sem Parar”, com postagens em datas e horários variados, pelo Instagram @funalfacultura.

A proposta é mostrar que, mesmo em meio à pandemia de Covid-19 e com todas as restrições impostas, a equipe da Funalfa continua em movimento, buscando caminhos para fomentar e divulgar cultura, criar mecanismos de apoio aos artistas e produtores, construir parcerias, organizar fluxos e manter os equipamentos culturais por ela geridos.

Foram mais de três meses de intensa articulação para montar a equipe da fundação, entender todos os processos e procedimentos e, finalmente, engrenar a nova forma de gerir a política cultural do município. O que a nova diretoria da Funalfa propõe é um modelo de gestão que promova inclusão, celebre a potência e a multiplicidade da nossa cultura, aproximando-se dos artistas, dos produtores e do público e que, de fato, democratize a produção e a fruição dos bens e produtos culturais.

A gerente-geral da fundação, Giane Elisa Sales de Almeida, destaca a fecundidade criativa desse ciclo inicial de gestão. “Foram cem dias sem parar mesmo. Cem dias nos quais a gente teve a possibilidade de encontros, a realização de desejos e o planejamento de outros. A gente segue pensando em uma política pública cultural onde tudo possa ser para todos. Pensando as formas de participação, as formas de diálogo. Pensando e promovendo encontros que garantam a possibilidade de que a gente faça, de fato, uma cultura que interfira na vida da cidade e, principalmente, na vida das pessoas”.


Confira as ações que marcam os cem dias de gestão na Funalfa:

“Cultura na Quebrada” - edital voltado para as frentes de Direito à Cidade, Promoção da Dignidade da População e das Comunidades Periféricas, Gênero, Enfrentamento ao Racismo e Combate à Violência. O investimento total será de R$ 40 mil, sendo selecionados até oito projetos com teto de R$ 5 mil cada. O edital completo e a ficha de inscrição serão divulgados em maio.

“Arte na Laje” – projeto que cria canal de divulgação para artistas da periferia da cidade, por meio de vídeos nos quais apresentam performances, tendo como cenário os territórios onde vivem. A estreia apresentou a poeta e escritora Sophia Bispo. A veiculação acontece semanalmente, às sextas-feiras.

“JF Territórios Culturais” – série que se propõe a mostrar a diversidade da produção cultural de Juiz de Fora, a partir de performances de cinco artistas locais: Carol Gerhein (teatro), Lidiane Oliveira (dança), Gláucio Cuité (capoeira), Gabriela Machado (bordado), Rudson Tolendar (dança), além da Confraria dos Poetas (slam).

“Dias de Saudade” – visita virtual ao Teatro Paschoal Carlos Magno, ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), à Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM), à Casa de Leitura Delfina Fonseca Lima, ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora e ao Paço Municipal. A iniciativa pretende despertar a curiosidade daqueles que nunca estiveram em algum desses equipamentos culturais mantidos pela Funalfa, e encher de saudade o coração daqueles que já os frequentaram. Também pretende mostrar que mesmo nesse tempo de restrições sanitárias, estamos lá, trabalhando para preservar o patrimônio de todos e pensar em belos projetos para um futuro melhor.

“Patriamando JF” – sequência de enquetes que aborda a área de patrimônio cultural, com o objetivo de divulgar informações e promover envolvimento da sociedade. A série será postada nos stories do Instagram @funalfacultura, buscando interação com o público que, provocado por alguns questionamentos, poderá votar em três opções de resposta. Em seguida, o historiador Fabrício Fernandes, da Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Funalfa, vai esclarecer os pontos abordados, utilizando linguagem direta e didática.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria da PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR