Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Forum da Cultura encerra programação de 2023 com a exposição “Os nossos óleos”

A mostra explora as multiplicidades de paisagens da natureza, a partir das impressões e olhares dos artistas

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
Forum da Cultura encerra programação de 2023 com a exposição “Os nossos óleos”
Obra de Iriê Salomão. Foto: Fórum da Cultura
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está encerrando o ciclo de exposições de 2023 com a mostra "Os nossos óleos". Os artistas João Luiz D'Agosto e Iriê Salomão são os protagonistas dessa exibição, trazendo ao público uma compilação de obras criadas por meio de técnicas variadas, como óleo, acrílica e tinta à base d’água sobre tela. A abertura dessa exposição, que é gratuita e aberta a todos os interessados, está marcada para a próxima terça-feira, dia 19 de dezembro, às 18h30. Nela, os artistas compartilharão insights sobre suas inspirações e processos criativos.

 

A mostra apresenta mais de 10 telas inéditas que transportam os espectadores para paisagens onde a natureza se encontra com o onírico. As obras de João e Iriê se entrelaçam em harmonia, demonstrando a capacidade da arte em unir diferentes estilos e técnicas. O título da exposição, "Os nossos óleos", explora essa ideia, ressaltando que, apesar das diferenças, os artistas compartilham um espaço de exibição e convergem em suas expressões sobre o mundo.

Publicidade

Leia Também:

 

João Luiz D'Agosto, influenciado por movimentos artísticos como o surrealismo e pelo trabalho de outros artistas como Roberto Vieira, encontrou na natureza elementos como água, ar e terra para dar vida às suas criações. Suas telas retratam a convergência entre montanhas, mares e céus, mesclando tons e criando novas leituras sobre paisagens cotidianas, revelando a constante transformação do mundo ao nosso redor.

 

Por outro lado, Iriê Salomão, também imerso na representação da natureza, encontra inspiração nas paisagens vistas de suas janelas, além de explorar fontes visuais diversas, como televisão e computador, para compor suas obras. Suas telas capturam desde a calma das sombras em florestas até a explosão de cores representando fenômenos naturais, tudo eternizado pela técnica do óleo sobre tela.

 

"Os nossos óleos" estará em exposição até o dia 5 de janeiro de 2024, com visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, devido ao recesso de fim de ano. Entre os dias 26 e 29 de dezembro, o Forum da Cultura abrirá das 10h às 18h.

 

A Galeria

 

A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é reconhecida por abrigar uma diversidade eclética de produções artísticas, atraindo tanto artistas consolidados quanto jovens talentos, com exposições que já atraíram mais de mil visitantes por mostra.

 

O Forum

 

O Forum da Cultura, situado em um casarão centenário no Centro de Juiz de Fora, é o espaço cultural mais antigo da UFJF, com mais de cinco décadas de atividades, proporcionando à comunidade uma ampla gama de expressões artísticas, abrindo suas portas tanto para artistas estreantes quanto para os consagrados.

 

Para mais informações e visitas:

 

- Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro, Juiz de Fora
- Website: www.ufjf.edu.br/forumdacultura
- E-mail: forumdacultura@ufjf.br
- Instagram: @forumdaculturaufjf
- Telefone: (32) 2102-6306

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )