RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região - noticias , juiz de fora , rcwtv

Notícias Cultura e Entretenimento

Folia de Reis encerra programação do Natal Liberdade Cemig

Estimativa é que cerca de 140 mil pessoas visitaram toda a grade de atrativos

Folia de Reis encerra programação do Natal Liberdade Cemig
SECULT – Imprensa / Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A programação artística do Natal Liberdade Cemig, que iluminou o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, foi encerrada nesta quinta-feira (06). Cores, música, dança e a tradição da Folia de Reis fecharam a grade de atrações promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e Cemig.

Os tradicionais grupos de Folia de Reis dos Elias, Estrela de Ouro e Renascerianos, vindos de Itapecerica, no Centro-Oeste do estado, realizaram o cortejo, saudação do presépio e a tradicional dança de Trança Fitas. O percurso foi iniciado em frente ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), passando pela Praça da Liberdade e terminando no pátio do Palácio da Liberdade.

A programação do Natal Liberdade Cemig foi aberta em 7 de dezembro e contou com aproximadamente 60 atrações distribuídas nos diversos espaços integrantes do Circuito Liberdade, que hoje expande para equipamentos culturais dentro do perímetro da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte. A estimativa da Secult é que cerca de 140 mil pessoas visitaram todos os espaços, incluindo a Praça da Liberdade, que foi o grande destaque com a tradicional iluminação natalina.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas Oliveira, ressaltou a comemoração de cinco anos da proteção da Folia de Reis como patrimônio histórico de Minas Gerais e também sobre o trabalho do Iepha para proteger a afromineiridade, que também será inventariada e protegida como bem imaterial.

“A cultura popular é nossa grande aposta. A cultura é a Folia de Reis, é o Teatro, é a música, cinema, é o Congado, os Desfiles Cívicos, é a cozinha mineira, que nos une. É muito profícuo esse momento, pois esse ano, vamos lançar o ano da mineiridade e lançaremos uma série de medidas para a cultura. Esse ano da mineiridade é a celebração da nossa cultura, da nossa gastronomia, tradições, do nosso jeito de ser, de falar, de expressar e receber o outro”, destacou Leônidas.

O prefeito de Itapecerica, Wirley Rodrigues Reis, o Têko, agradeceu a presença dos grupos de Folia de Reis e afirmou que é fundamental valorizar as tradições e a cultura. “Itapecerica é o polo cultural do centro-oeste do Estado. A congado é uma grande tradição, as folias de reis, a gastronomia, o festival de inverno, que representa variados tipos de cultura, com a música, arte, literatura, muito forte no município. Esse é o nosso empenho. Valorizar e trabalhar”, afirmou.

Já o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza, destacou ações do governo de Minas Gerais, que trouxeram impacto positivos na economia e no comércio do estado. "É um fechamento desse Natal maravilhoso proporcionado para a nossa capital. Esse Natal mostrou a importância das parcerias e do diálogo. O resultado é essa praça linda e todas as atrações, que estavam abertas ao público, com grande público”, pontuou.

O embaixador do grupo de Folia de Reis Estrela de Ouro, Luiz Otaviano Brito, ressaltou a importância da Lei Aldir Blanc (LAB). “Foi fundamental para a sobrevivência do grupo, com a compra das roupas e equipamentos. A mineiridade parte disso, da Folia de Reis de uma cidade de 20 mil habitantes e chega até a capital e é registrada. Isso é a nossa mineiridade. Parabenizo pelo evento”, enfatizou.

Natal Liberdade Cemig

O Natal Liberdade Cemig se caracterizou, neste ano, pela diversidade de espaços e de celebrações, proporcionando segurança e seguindo os protocolos sanitários em consonância com o Plano Minas Consciente, diante de mais um ano atípico em razão da pandemia. O intuito foi levar ao público a esperança que vem junto com o Natal, além das ações de retomada da Cultura e do Turismo no estado.

A celebração do Natal nos locais emblemáticos da capital mineira teve a realização do Iepha e Circuito Liberdade e contou com o Patrocínio Master da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e copatrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Apoiaram o evento a Gerdau, a MRV, a Bossa Criativa, a Arte de Toda Gente, a UFRJ/Funarte, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), a Diretoria de Licenciamento de Atividades e Posturas da Subsecretaria de Regulação Urbana da PBH, a Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, a BHTrans, a SLU e a Guarda Municipal.

FONTE/CRÉDITOS: SECULT – Imprensa

Todas as publicações e comentários são de total responsabilidade dos autores. As opiniões emitidas não representam o posicionamento da RCWTV. Nosso portal reserva-se o direito de moderar todo o conteúdo expresso, incluindo exclusão de mensagens desrespeitosas, xingamentos, insultos a seus colaboradores e agressões. Caso encontre algum conteúdo que viole nossos termos, denuncie ou entre em contato conosco!

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!