Festival Gastronômico JF Sabor reúne 50 receitas de dar água na boca
Começa nesta sexta-feira, 1º de setembro a 21ª edição do JF Sabor: o maior e mais antigo
festival gastronômico de Juiz de Fora e região. Promovido pela Regional zona da Mata da
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, o festival chega à sua maioridade de
cara nova e com o tema “Identidade”, que exalta a nossa mineiridade em 50 deliciosas receitas
que estarão disponíveis em 50 pontos comerciais.
“Temos participantes e quase todas as regiões da cidade – inclusive na zona rural - e com
receitas para todos os gostos. Os chefs se superaram ao aceitar o desafio que propusemos de
utilizar milho, cachaça ou café nas receitas e o resultado foi surpreendente”, adianta a presidente
da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil.
As receitas competem em 10 categorias: cozinha oriental, sanduíche/hambúrguer, pizzas,
massas, quitandas, drinks ou Coquetéis com Cachaça, self-service, sobremesas / confeitaria,
petiscos/porções e prato principal. Pelo segundo ano consecutivo a Abrasel traz uma categoria
especial não competitiva de incentivo à criação de receitas voltadas para um público cada vez
mais crescente que procura alimentos diet, light, sem glúten, sem lactose, veganos ou
vegetarianos.
Para levar o troféu de campeã as receitas precisam agradar ao público e a um júri
especializado coordenado pela Faculdade Ensine/Universidade Corporativa Dispropan. Os
jurados avaliarão adequação ao tema; criatividade; harmonia/Sabor/ temperatura; apresentação
e a utilização de, pelo menos, um dos ingredientes obrigatórios: milho, café e/ou cachaça. A
soma das notas dos jurados e da votação popular vai definir os vencedores. O público tem
acesso aos pratos e sistema de votação através do site www.jfsabor.com, onde avalia a
apresentação e o sabor com notas de 0 a 5.
Turismo Gastronômico
O tema “Identidade” foi escolhido para reafirmar o compromisso da Abrasel com a culinária
mineira. “A gastronomia mineira já representa 30% do atrativo turístico de Minas Gerais e o tema
“Identidade” se adequa ao processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como Patrimônio
Cultural de Minas Gerais”, afirma Francele, se referindo ao processo promovido pela Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo (Secult) - por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico
e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico. “Nós mineiros somos diretamente ligados à
culinária na alegria, na celebração. Nossa gastronomia faz parte dessa identidade, é nosso
patrimônio. Os turistas já valorizam isso, e é essa valorização que está refletida nas receitas que
participam do festival”, ressalta Galil
. “Nossa é atrair ainda mais clientes a provar o melhor da nossa gastronomia mineira. Os
produtos, com certeza, vão agradar a todos os bolsos e paladares desde o café da manhã até o
jantar”, afirma Francele Galil.
De acordo com pesquisa realizada pela Abrase, em 2022 foram comercializados 19.185
pratos durante o festival, o que representou incremento de 20% no faturamento em 90,7% das casas
participantes e movimentação de R$1.123.230. Em 16,7% dos estabelecimentos participantes fonecessário fazer pelo menos uma contratação para atender à demanda gerada pelo Festival. Quanto
ao delivery e take whay, 87% dos estabelecimentos registraram crescimento de até 20%, percentual
de crescimento também registrado no número de frequentadores nos estabelecimentos
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