O Festival de Cinema Primeiro Plano, apoiado pela Secretaria de Turismo de Juiz de Fora, começa na terça-feira, dia 12, e seguirá até domingo, dia 17, promovendo o cinema nacional e regional. Graças ao Edital de Fomento a Projetos Turísticos, o evento, que integra cidades da Zona da Mata e da rede Mercocidades, terá sua abertura às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A sessão inicial contará com a exibição de duas produções.
O curta-metragem "Trago", dirigido por João Pedro Fagundes, Laís Machado e Luiza Ratto, será o primeiro filme a ser exibido. Em seguida, o público poderá conferir o longa "A Hora da Estrela", dirigido por Suzana Amaral, que completa 40 anos em 2025. Pensando na acessibilidade, todas as sessões contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos.
Segundo o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, o festival é uma oportunidade de fortalecer a cultura local, ao mesmo tempo em que promove Juiz de Fora como destino turístico de qualidade, atraindo visitantes de diversas regiões. "Os editais de fomento buscam estimular eventos que dinamizam o turismo e valorizam a produção cultural", afirma o secretário.
Ao longo da semana, o festival trará uma série de atividades diárias que incluem debates com realizadores, exibições de curtas e longas-metragens e diversas mostras competitivas. A partir de terça-feira, a programação diária começa com a sessão Lanterninha às 14h, seguida da Mostra Competitiva Regional às 16h e da Mostra Competitiva Mercocidades às 18h30.
Todas as exibições são gratuitas, e os interessados podem consultar a classificação indicativa e demais detalhes sobre a programação no site oficial do evento: https://primeiroplano.art.br/.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.