Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Farmácia Central realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autis

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no Brasil

Redação
Por Redação
Farmácia Central realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Farmácia Central da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 982, Centro (próximo ao Procon/JF), realiza, nesta sexta- feira, 31, das 9h às 12h, uma ação de educação em saúde em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é celebrado no próximo domingo, 2 de abril.

Os farmacêuticos da Farmácia Central irão distribuir cartilhas sobre o tema, trazendo informações sobre o que é o transtorno, quais os sinais, os tratamentos, os direitos da pessoa autista e os significados dos símbolos envolvidos nesta e em outras neurodiversidades. Ocorrerá também a distribuição de lembrancinhas, em meio à realização de salas de espera, roda de conversa e dinâmica ‘’O saber é infinito’’.

Conforme a farmacêutica da Farmácia Central, Juliana Marques Martins, “esta ação busca trazer informações sobre o autismo e destacar a palavra mais importante, a inclusão, pois dados nos demonstram que, mesmo em países mais desenvolvidos, há carência de políticas de saúde para o tratamento e o suporte necessário para as pessoas autistas. A Farmácia Central é referência para a dispensação de medicamentos para a saúde mental do componente básico da assistência farmacêutica no município, e poder tratar deste tema neste espaço que pertence à população, incluindo nossos usuários autistas, é uma forma de mostrar que os enxergamos”.

Publicidade

Leia Também:

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição, e não uma doença, caracterizada pelo neurodesenvolvimento atípico, que pode afetar a comunicação e a interação social em diferentes níveis. Geralmente, pessoas com esta condição apresentam comportamentos repetitivos, um repertório restrito de interesses e atividades. As pesquisas apontam que existem fatores genéticos envolvidos, de 97% a 99%, e ambientais de, 1% a 3%, como o uso de substâncias durante a gestação, que podem agir como gatilho para a expressão gênica.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no Brasil, dentre os 200 milhões de habitantes, há cerca de 2 milhões de autistas, mas essas informações estão desatualizadas. Já o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão americano, lançou uma nova estimativa: uma para cada 36 pessoas estão no espectro do autismo. Se formos considerar esta prevalência para o Brasil, hoje, o país teria mais de 5 milhões de autistas. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) incluiu no questionário do censo 2022 a pergunta sobre a existência de autista na residência. Esses dados irão subsidiar políticas públicas para o TEA. A campanha mundial foi instituída pela OMS em 2007, e o lema para este ano é: ‘’Mais informação, menos preconceito’’. 

Leia mais em nosso portal👉🏼 link na bio

Curta e siga nossas redes sociais

 

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora#juizdeforamg #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #brasil#mundo#juízdefora#juizdefora_mg#jf#ufjf#pmmg#pcmg#prefeiturajf#saudejf#juizdeforando#noticiasmg#esportes#jornalismo#jornalismoesportivo#política

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )