A tecnologia certamente é a grande novidade do século XXI, pois nem mesmo os grandes cineastas do passado esperariam que celulares e smartphones conseguiriam democratizar o uso da arte audiovisual. Neste cenário, as produções audiovisuais têm se tornado cada vez mais comuns nas escolas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), utilizando a arte como uma estratégia complementar no processo de ensino e aprendizagem.
Os estudantes das escolas estaduais de Belo Horizonte, Nova Porteirinha e Ipatinga estão mudando suas realidades através do audiovisual , o que possui uma certa semelhança com Cinema Novo. Através das ações desenvolvidas no componente curricular Projeto de Vida e outras iniciativas escolares, a produção audiovisual está promovendo aprendizado, conscientização, socialização e entretenimento para esses estudantes, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.
"Os projetos focados no audiovisual são extremamente valiosos pois, além de estarem alinhados com o Currículo Referência de Minas Gerais, ajudam no desenvolvimento das capacidades de expressão dos estudantes. A pesquisa envolvida também enriquece a formação dos estudantes", afirma Kellen Senra.
As produções audiovisuais tem focos em grandes problemáticas dos dias atuais, como por exemplo, o bullying, além disso os alunos se prontificaram a produzir um curta-metragem sobre a quadrilha escolar, o local de exibição será o mesmo no qual os alunos se apresentaram na referida festividade.
Comentários: