Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 08 de Junho 2026
Minas Gerais

Estado assina aditivo de R$ 6,7 bilhões para repasses da saúde aos municípios

Medida anunciada no Congresso da AMM permite compensação de dívidas e inclusão de novos débitos no acordo

Talia Santana
Por Talia Santana
Estado assina aditivo de R$ 6,7 bilhões para repasses da saúde aos municípios
Gil Leonardi / Imprensa MG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo de Minas Gerais formalizou, na tarde desta terça-feira (05/05), um termo aditivo estratégico ao acordo de saúde firmado com os municípios mineiros. A assinatura ocorreu durante a abertura do 41º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Mateus Simões e do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Lucas Vieira Lopes.

Compensação de contas e novos débitos

O aditivo assinado permite o chamado encontro de contas, mecanismo que possibilita aos municípios utilizarem os créditos devidos pelo Estado para abater eventuais dívidas que as prefeituras tenham com o governo mineiro. Além disso, a nova cláusula autoriza a inclusão de débitos que ficaram de fora do pacto original de 2021, que trata de um passivo histórico de R$ 6,7 bilhões acumulado entre 2009 e 2020.

Outro avanço importante é a previsão de antecipação de parcelas em situações de emergência ou calamidade pública. Essa medida garante fôlego financeiro imediato para as cidades que enfrentarem crises inesperadas, desde que haja disponibilidade orçamentária no Tesouro Estadual.

Publicidade

Leia Também:

Equilíbrio fiscal e continuidade dos pagamentos

Atualmente, a gestão estadual já quitou aproximadamente 50% da dívida total. O cronograma original previa o pagamento em 98 parcelas mensais, que vêm sendo depositadas rigorosamente em dia. Segundo o governo, a regularidade dos repasses é fruto do ajuste fiscal e visa restabelecer a confiança institucional entre o Executivo e os prefeitos mineiros.

O congresso, que segue até esta quarta-feira (06/05), reúne mais de 400 expositores e foca no fortalecimento do municipalismo. O evento é considerado o maior do setor na América Latina, servindo como plataforma para a troca de experiências em gestão e políticas públicas.

FAQ: Perguntas frequentes sobre o acordo de saúde

O que muda com o novo termo aditivo? Agora os municípios podem compensar dívidas próprias com os créditos que têm a receber do Estado, além de poderem incluir débitos antigos que não estavam no acordo inicial.

Qual o valor total do acordo e quanto já foi pago? O valor total é de R$ 6,7 bilhões. Atualmente, cerca de metade desse montante (50%) já foi repassado aos municípios mineiros.

As prefeituras podem pedir antecipação do dinheiro? Sim, mas apenas em casos comprovados de emergência ou calamidade pública, sujeitos à análise da disponibilidade financeira do Estado.

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Minas Gerais

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Talia Santana

Publicado por:

Talia Santana

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web. Focada em repassar informações de interesse público, de modo imparcial e acessível.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR