Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Economia

Encontro regional discute novas oportunidades de mercado no cooperativismo

Cooperativas e produtores mineiros e paulistas participam de encontro em Claraval

Redação
Por Redação
Encontro regional discute novas oportunidades de mercado no cooperativismo
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

BELO HORIZONTE (04/05/23) - Um encontro regional do cooperativismo aconteceu, nesta quinta-feira (dia 04), em Claraval, no Sudoeste de Minas. O evento ocorreu durante todo o dia no Mosteiro Cisterciense e contou com a presença de 120 produtores da região, além de alguns agricultores do estado de São Paulo. A proposta do encontro é o fortalecimento do cooperativismo e do associativismo entre os produtores do Sudoeste de Minas, especialmente na agricultura familiar.

Além dos produtores, o encontro teve a participação de, pelo menos, cinco cooperativas da região. “A proposta é apresentar as políticas públicas voltadas para o setor e a força do cooperativismo e da mulher e do jovem no cooperativismo. Então a importância desse evento é reforçar o cooperativismo e fomentar a participação coletiva de mulheres e jovens da região”, diz o coordenador técnico regional da Emater-MG, Carlos Eduardo Bovo.

Leia Também:

A abertura oficial do evento ocorreu às 8h30, seguida de uma palestra sobre o "Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais e o papel da Unicafes no fortalecimento das cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária", às 9 horas. A palestra foi ministrada pelo diretor-presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais (Unicafes), Getúlio Gomes Vieira.

Durante a parte da manhã, também houve a palestra “Gestão de Cooperativa da Agricultura Familiar: Experiência da Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu – COOMAP”, dada pelo engenheiro agrônomo Rogério Pereira. Após o intervalo do almoço, o evento foi retomado, às 13h30, com a apresentação “A história do Café Feminino da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região - COOPFAM”. As palestrantes foram do grupo Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (Mobi).

Orgânicos

A presidente da Coorgânica Dirce de Souza Rodrigues falou sobre a história da Coorgânica, logo em seguida. A Coorgânica começou em 2017, a partir da ação de 12 mulheres que queriam vender verduras orgânicas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Elas se organizaram e fundaram a cooperativa, que hoje tem cooperados em vários municípios do Sudoeste de Minas, além de alguns municípios de São Paulo. A produção de Queijo Canastra Orgânico também foi tema de palestra, proferida pelo engenheiro agrônomo e produtor rural, Vinícius Soares.

O último assunto do dia foi “A exportação de produtos da Agricultura Familiar”, com coordenador técnico regional da Emater-MG, Carlos Bovo. Segundo o coordenador, as secretarias estaduais de Agricultura (Seapa) e a Desenvolvimento Econômico (Sede) têm uma política pública para fomentar a exportação de produtos mineiros no exterior, abrir novos mercados e possibilitar rodadas de negócios entre compradores estrangeiros e produtores do estado.

O produtor mineiro só pode entrar nesse processo, através das cooperativas que representam a agricultura familiar. Na palestra, falei da importância do cooperativismo para acessar mercados internacionais, saindo no fluxo normal. Essa política pública apresenta um caminho alternativo para exportação via parceria da Seapa, Sede, Emater-MG, embaixadas brasileiras e o Ministério da Agricultura, entre outros apoiadores”, explica Bovo. A organização do Encontro Regional do Cooperativismo é da Emater-MG, da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e da Prefeitura de Claraval.

 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )