Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Em Nova Iorque, Governo de Minas apresenta potencial de negócios do estado em fórum de investimentos

Governador mineiro também defendeu a necessidade de reformas para a retomada do crescimento econômico e geração de renda no país

Redação
Por Redação
/ 411 acessos
Em Nova Iorque, Governo de Minas apresenta potencial de negócios do estado em fórum de investimentos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governador Romeu Zema foi um dos debatedores, nesta terça-feira (9/5), em Nova Iorque, da Conferência Lide Brazil Investiment Forum, evento que reúne empresários norte-americanos e brasileiros para gerar negócios no Brasil.

Zema apresentou às autoridades os desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para novos negócios internacionais. Além disso, foi enfático ao afirmar que o desenvolvimento do país está diretamente ligado à realização de importantes reformas, tendo em vista que, nos últimos anos, conforme o governador, o Brasil passou a perder representatividade e relevância no cenário internacional. 

“Há 40 anos, representávamos 4% da economia mundial e, hoje, só respondemos por 2,3%, e com tendência de queda. Precisamos de reforma tributária; administrativa, para dar mais racionalidade à máquina pública; e de uma reforma política, para melhorarmos nossa representatividade”, elencou.

A gestão pública mineira, por outro lado, segundo Romeu Zema, já está quebrando essa lógica, por meio de contratação de profissionais técnicos para ocupar cargos estratégicos. 

“Isso tem se mostrado uma decisão acertada, já que, desde 2019, Minas atraiu R$ 315 bilhões em investimentos privados, e a economia do estado cresceu em ritmo superior ao do Brasil, ampliando a participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país, passando de 8,8%, em 2018, para 9,3%, em 2022”, afirmou.

Resultados 

O governador explicou que, para uma instituição pública dar certo, é preciso que ela gaste menos do que arrecada. “Vamos continuar nessa direção no segundo mandato. Não faremos grandes mudanças. O que queremos é aprofundar essas melhorias que já conquistamos”, avaliou.

Entre os principais resultados alcançados nos últimos quatros anos, Zema destacou os 15 projetos na área de concessão, que injetarão R$ 20 bilhões na economia mineira. Ele também que os esforços para ampliar a simplificação tributária e a desburocratização aumentaram a segurança jurídica, atraindo mais investimentos e diversificando a economia do estado.

Geração de energia fotovoltaica é um exemplo. Hoje, Minas já rompeu a casa de 5 GW de geração solar. Empresas do setor de e-commerce, logística, bebidas e eletrodomésticos também fazem parte da lista.

Para suprir a demanda de mão de obra, o Governo de Minas criou o programa Trilhas de Futuro, que oferece formação técnica gratuita em diversas áreas de atuação. 

O chefe do Executivo ainda destacou que Minas Gerais reúne o maior número de universidades federais, totalizando 12 unidades, e é servida pelas principais rodovias e ferrovias do país. 

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )