google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 25 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Saúde

Doze municípios mineiros são reconhecidos pelo Ministério da Saúde por eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis

Entrega de selos de boas práticas destaca resultados positivos em evento nacional

Carlos Aquino
Por Carlos Aquino
Doze municípios mineiros são reconhecidos pelo Ministério da Saúde por eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis
Mariana Rodrigues
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Doze municípios de Minas Gerais foram agraciados pelo Ministério da Saúde com selos de boas práticas e certificados em virtude do sucesso em eliminar a transmissão de HIV e/ou sífilis como problema de saúde pública. A entrega dos reconhecimentos aconteceu durante evento em Brasília (DF) na última sexta-feira (8). Neste ano, além da certificação para a eliminação da transmissão vertical do HIV, também foram avaliadas as boas práticas relacionadas à sífilis congênita, resultando nos selos ouro, prata e bronze.

Os doze municípios, localizados nas regiões Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Zona da Mata, receberam um total de 19 selos. Cinco cidades foram reconhecidas com o Selo de Eliminação do HIV, sete com o Selo Prata de Boas Práticas (HIV), quatro com o Selo Prata de Boas Práticas (sífilis) e duas com o Selo Bronze de Boas Práticas (sífilis).

A entrega dos selos e certificados contou com a participação da Equipe Nacional de Validação (ENV) do Ministério da Saúde e referências técnicas da Coordenação Estadual de HIV/Aids e Hepatites Virais-CIST da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, destacou o reconhecimento como resultado do trabalho conjunto entre o Estado e os municípios, ressaltando a importância do manejo, prevenção e divulgação de informações corretas no combate às infecções sexualmente transmissíveis.

Leia Também:

Em 2022, seis municípios mineiros foram contemplados com a premiação nacional, sendo Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Montes Claros e Passos. Entre os destaques está Sete Lagoas, que está há 15 anos sem registrar casos de transmissão vertical do HIV, recebendo o Selo Ouro. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Aline Souza, atribui o sucesso ao envolvimento integrado da Secretaria Municipal de Saúde, destacando investimentos no acompanhamento de gestantes, busca ativa e atendimento completo.

Outro destaque é Muriaé, na Zona da Mata, que recebeu dois Selos Prata de Boas Práticas para eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis. A gestante Adrielle Martins, que realiza o acompanhamento na Unidade da Estratégia Saúde da Família, destaca a proximidade e suporte oferecido pela unidade, garantindo consultas, exames e testes rápidos.

A enfermeira da Uesf Aeroporto, Ana Carolyna Assis, enfatiza a eficácia da prevenção de infecções por meio de acompanhamento contínuo e próximo, garantindo o sucesso no rastreamento e prevenção da transmissão vertical da mãe para o bebê.

 

Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.

Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora

Carlos Aquino

Publicado por:

Carlos Aquino

Cursando Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano