nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 19 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Saúde

DIA DO DIABETES: ACISPES ATENDE A CERCA DE MIL DIABÉTICOS POR MÊS EM EIXO DE CUIDADOS ESPECÍFICOS

A finalidade do serviço é melhorar a qualidade vida dos pacientes e reduzir a mortalidade e as complicações causadas pela doença

GERALDO GOMES
Por GERALDO GOMES
DIA DO DIABETES: ACISPES ATENDE A CERCA DE MIL DIABÉTICOS POR MÊS EM EIXO DE CUIDADOS ESPECÍFICOS
Web
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, será comemorado o Dia Nacional do Diabetes, uma data importante para conscientizar os brasileiros sobre essa doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 13 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil atualmente. Para ajudar no tratamento e cuidado desses pacientes, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), por meio do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), oferece um serviço de referência que visa melhorar a qualidade de vida dos diabéticos e reduzir as complicações e a mortalidade causadas pela doença.

O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) atende cerca de mil pacientes por mês, provenientes de Juiz de Fora e de outras 36 cidades da região. Ao ingressar no programa, os pacientes passam a contar com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e médicos endocrinologistas, além de acesso a diversos exames de acordo com suas necessidades. O intervalo entre as consultas é determinado de acordo com a condição clínica de cada paciente, podendo variar.

Um dos tratamentos de destaque oferecido pelo programa é o do "pé diabético", uma complicação que afeta até um quarto dos portadores de diabetes e pode levar à amputação dos membros. Por meio da linha de cuidado fornecida pelo CEAE, tem sido possível promover a cicatrização de feridas e evitar dezenas de amputações.

Publicidade

Leia Também:

Para ser atendido no Centro, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou a Secretaria de Saúde do seu município, que seguirá critérios específicos e fará o encaminhamento necessário para o atendimento requisitado.

Aproveitando a ocasião do Dia Nacional do Diabetes, o CEAE estará promovendo atividades didáticas na segunda e terça-feira. Serão realizadas demonstrações práticas sobre as quantidades de açúcar presentes em alimentos comumente consumidos, distribuição de panfletos informativos e esclarecimento de dúvidas sobre a doença. Os eventos acontecerão no Andar E2, nos horários de 12h e 15h na segunda-feira, e nos 6º e 7º andares às 9h na terça-feira.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp: Para ficar por dentro das principais notícias que movimentam nosso site, participe do nosso grupo no Whatsapp. Clique no link a seguir para ingressar: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Ass. Imprensa Acispes
GERALDO GOMES

Publicado por:

GERALDO GOMES

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV,...

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )