Metaverso é um espaço virtual tridimensional e constantemente evoluído para que os usuários possam interagir entre si e com o ambiente digital de maneira imersiva.
Esse tipo de conexão é diferente da internet convencional, pois existem ambientes digitais mais realistas e colaborativos e que são integrados à realidade virtual e aumentada.
Dentro do metaverso, os usuários criam avatares personalizados, exploram mundos virtuais, participam de atividades sociais, podem criar e compartilhar conteúdo digital, entre outras possibilidades.
Algumas empresas de tecnologia, como o Google e o Facebook, estão investindo continuamente no desenvolvimento do metaverso. O objetivo é antecipar o futuro e promover interações online que transcendem os limites da tela.
O conceito do metaverso está relacionado ao surgimento de tecnologias emergentes, como o blockchain, a realidade virtual e aumentada e, claro, a inteligência artificial. São recursos que facilitam experiências mais envolventes e interativas.
Quando se fala em metaverso, fala-se sobre o próximo passo na evolução da internet, com potenciais aplicações em diferentes ambientes.
Este artigo vai explicar os desafios e oportunidades desse recurso, quais são as chances que ele oferece para os negócios, mostrar algumas ferramentas e tecnologias para criar presença no metaverso e quais são os modelos de negócio dentro dele.
Desafios e oportunidades do metaverso
O metaverso é muito promissor, mas também tem seus desafios e oportunidades que influenciam sua implementação e os impactos na sociedade.
Um dos desafios que precisa ser considerado é a necessidade de padrões e interoperabilidade, visto que, hoje em dia, as plataformas de metaverso funcionam isoladamente, dificultando a transparência de ativos digitais e interações.
Criar padrões comuns vai permitir uma experiência mais fluida e integrada para os usuários, seja uma pessoa ou uma empresa de lavagem de carpete empresarial.
Outra grande preocupação está relacionada à segurança e à privacidade, tendo em vista que com a imersão cada vez maior nesse tipo de conexão, a proteção de dados pessoais e prevenção de crimes cibernéticos é um desafio urgente.
Além disso, existem questões éticas, como representação de identidades digitais e o desenvolvimento de espaços virtuais prejudiciais que precisam ser cuidadosamente abordados.
As companhias que investem nessa tecnologia precisam levar em consideração a acessibilidade, pois nem todas as pessoas conseguem acessar a tecnologia com a mesma facilidade.
Cada membro da sociedade deve ter a chance de participar plenamente do metaverso, caso contrário, haverá uma disparidade digital.
Essa questão levanta várias preocupações em relação à equidade e inclusão no desenvolvimento dessa tecnologia. Porém, assim como existem os desafios, também existem as oportunidades.
Em primeiro lugar, ambientes virtuais podem transformar a educação, além de proporcionar experiência de aprendizado envolvente e acessível no mundo todo.
No mundo corporativo, essa tecnologia pode transformar completamente a maneira como as empresas de válvulas industriais operam. O metaverso facilita a colaboração remota e a realização de novos negócios.
Existem oportunidades econômicas significativas, pois o comércio será impulsionado por ativos digitais, oportunidades de emprego e novos modelos de negócios.
Muitos especialistas, inclusive, acreditam que o metaverso será um mercado robusto para criar comércios que funcionam por meio de ativos digitais exclusivos.
Oportunidades de negócio no metaverso
O metaverso promete trazer muitas oportunidades de negócios para empresas e empreendedores, e entre os principais estão:
Comércio de ativos digitais;
Propriedades virtuais;
Entretenimento virtual;
Educação virtual;
Marketing imersivo;
Tecnologias do metaverso.
Uma das principais oportunidades trazidas por essa nova conexão é o comércio de ativos digitais. Isso significa que será possível criar, vender e trocar itens virtuais exclusivos, com propriedades virtuais, acessórios e roupas para avatares.
As corporações poderão capitalizar a demanda por propriedades virtuais projetando e desenvolvendo ambientes imersivos, como espaços de entretenimento e ambientes de trabalho virtuais.
Isso vai fazer com que muitos arquitetos se especializem no desenvolvimento de ambientes dentro do metaverso.
A indústria do entretenimento também vai se beneficiar com esse recurso, podendo desenvolver shows, festivais e outras possibilidades virtuais, como uma nova dimensão para o entretenimento.
Até mesmo uma empresa de manutenção de jardim, por exemplo, pode promover um webinar imersivo e transmitido globalmente.
O setor da educação também terá muitas oportunidades, tanto para escolas quanto para empresas de treinamento virtual. Será possível criar ambientes educacionais imersivos, simuladores e plataformas de aprendizado colaborativo.
As organizações poderão explorar estratégias de publicidade e marketing, aproveitando a interatividade e a imersão para envolver os usuários.
Uma das principais possibilidades é desenvolver estratégias de publicidade em espaços virtuais e patrocínios de eventos que acontecem dentro do metaverso.
Além de tudo isso, a demanda cada vez maior por ferramentas e tecnologias específicas continua crescendo, então é necessário desenvolver software, hardware e soluções de segurança para os ambientes virtuais.
Como criar presença no metaverso?
Para estabelecer uma presença eficaz no metaverso, é necessário adotar algumas ferramentas e tecnologias que vão ajudar a criar, administrar e interagir dentro dos ambientes digitais avançados.
Os ambientes de desenvolvimento virtual são essenciais para criar propriedades e experiências dentro desse espaço imersivo. Para a sua construção, são usadas ferramentas como Unity e Unreal Engine que oferecem recursos para criar mundos virtuais.
Para que uma clínica que disponibiliza profissionais que fazem massagem em empresa possa funcionar no metaverso, precisa adotar tecnologias de realidade virtual e aumentada.
Esses recursos proporcionam experiências imersivas para os usuários, mas para que isso aconteça, é necessário usar óculos apropriados que ajudem as pessoas a mergulharem no ambiente virtual.
Ademais, existem alguns dispositivos de realidade aumentada que conseguem misturar perfeitamente o mundo real e o mundo virtual.
O uso de tecnologias blockchain também é muito importante para administrar os ativos com segurança. Outros recursos, como contratos inteligentes e criptomoedas, aumentam a autenticidade e a rastreabilidade dos itens virtuais.
Já um negócio especializado em monitoramento veicular em tempo real poderá interagir com os usuários por meio de plataformas específicas do metaverso que proporcionem um ambiente pré-estruturado.
Elas contam com ferramentas internas para criar conteúdo e promover a interação social. Além disso, as ferramentas de colaboração virtual, como plataformas de videoconferência, ajudam os processos de comunicação e trabalho em equipe.
Tanto é que elas são muito importantes para ambientes de trabalho remoto e para a colaboração em projetos virtuais.
A incorporação de inteligência artificial no metaverso é uma forma de aprimorar a interação e a personalização da experiência do usuário.
Os negócios poderão usar chatbots inteligentes alimentados por essa tecnologia que vão enriquecer a dinâmica e o uso dos ambientes virtuais.
As ferramentas de análise de dados serão ainda mais cruciais para compreender o comportamento do usuário e melhorar sua presença no metaverso. São recursos que coletam métricas sobre interações, participação e feedback.
Modelos de negócio no metaverso
Diversos modelos de negócios estão surgindo e trazem consigo as características únicas dos ambientes virtuais. No metaverso, um escritório que trabalha em home office em L planejado para espaços virtuais consegue se destacar.
Isso porque o comércio de ativos digitais que envolve compra, venda e troca desses recursos, como móveis para espaços virtuais, roupas de avatares, propriedades virtuais, entre outros, se mostram como opções robustas no metaverso.
Além disso, são plataformas que utilizam tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade e a autenticidade dos ativos.
Esse escritório de ambientes planejados também consegue se destacar porque o desenvolvimento de propriedades dentro desse tipo de conexão também será destaque.
Isso significa que qualquer negócio que saiba desenvolver ambientes virtuais, como espaços de entretenimento, escritórios, entre outros, vão conseguir monetizar a criação e gestão desses ambientes e oferecer espaços únicos para os usuários.
Outro modelo que vai conseguir atrair muitos consumidores virtuais são os voltados para experiências e entretenimento virtual, como festivais e shows.
Até mesmo um negócio voltado para paisagismo e jardinagem residencial poderá usufruir dos serviços dessas organizações para promover uma transmissão ao vivo, webinars, treinamentos, entre outros.
Os organizadores de eventos vão lucrar com a venda de ingressos virtuais, parcerias de patrocínio e mercadorias digitais relacionadas aos eventos.
Da mesma forma, serviços de educação e treinamento no metaverso serão verdadeiras oportunidades. As instituições de ensino vão criar ambientes virtuais para aulas, workshops e simulações que vão trazer experiências de aprendizado imersivas.
Por fim, um negócio especializado em lâmpadas para iluminação em cima da pia da cozinha poderá adotar estratégias de publicidade e marketing metaverso que vão envolver os consumidores.
Um bom exemplo disso é um evento patrocinado pela marca que deseja divulgar suas soluções no mundo virtual.
Considerações finais
O metaverso é promissor, pois trará muitas mudanças em relação às interações digitais e oportunidades de negócios.
A integração entre realidade virtual, colaboração imersiva e blockchain vai criar um ecossistema inovador.
Trata-se de um novo paradigma que consegue transformar a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se entretêm.
Também será espaço para evolução constante para que os negócios possam explorar de maneira criativa todas as possibilidades de um futuro interconectado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.