RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Defesa Civil encerra janeiro com foco no trabalho de prevenção

Cerca de 63% das vistorias realizadas no mês pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foram de caráter preventivo.

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Defesa Civil encerra janeiro com foco no trabalho de prevenção
Defesa Civil de Juiz de Fora
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante o mês de janeiro, 63% das inspeções realizadas pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tiveram natureza preventiva, destacando a estratégia da administração de prevenir riscos antes que desastres ocorram. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 299 mm de chuva, levemente acima (0,5%) da média histórica para o período.

Luís Fernando Martins, subsecretário de Proteção e Defesa Civil, enfatiza a importância das vistorias preventivas no período de chuvas intensas para identificar áreas de risco. “Nossa equipe mantém atualizado o mapeamento das áreas de risco e monitora-as constantemente. Essas ações proativas possibilitam a rápida implementação de medidas emergenciais para minimizar riscos, como a instalação de barreiras para redirecionar as águas da chuva e o uso de lonas em encostas”, explica. A equipe técnica da Defesa Civil também define prioridades para a limpeza de bueiros e córregos, prevenindo inundações.

Em um movimento para fortalecer ainda mais as capacidades preventivas e de resposta, a PJF anunciou a aquisição de 225 novas câmeras de monitoramento em janeiro, algumas equipadas com inteligência artificial. Posicionadas em locais estratégicos, essas câmeras viabilizam o monitoramento contínuo de rios, córregos, áreas propensas a alagamentos e encostas, além de facilitar a emissão precoce de alertas e o acompanhamento de regiões impactadas pelas chuvas.

Leia Também:

Cidinha Louzada, secretária de Governo, aponta que o uso da tecnologia vai otimizar as ações da PJF. “Desde o início do mandato, promovemos a integração entre diferentes setores da administração municipal e nos dedicamos a evitar desastres. Com a inclusão dessas novas câmeras, a Defesa Civil, já reconhecida nacionalmente, será capaz de realizar um trabalho ainda mais eficaz na prevenção e resposta a emergências”, destaca.

Além disso, a Defesa Civil instalou placas informativas em mais de 20 locais com pluviômetros e, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, capacitou voluntários por meio de módulos teóricos e práticos, visando prepará-los para atuar durante a temporada de chuvas.

FONTE/CRÉDITOS: Defesa Civil de Juiz de Fora
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano