Durante o mês de janeiro, 63% das inspeções realizadas pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tiveram natureza preventiva, destacando a estratégia da administração de prevenir riscos antes que desastres ocorram. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 299 mm de chuva, levemente acima (0,5%) da média histórica para o período.
Luís Fernando Martins, subsecretário de Proteção e Defesa Civil, enfatiza a importância das vistorias preventivas no período de chuvas intensas para identificar áreas de risco. “Nossa equipe mantém atualizado o mapeamento das áreas de risco e monitora-as constantemente. Essas ações proativas possibilitam a rápida implementação de medidas emergenciais para minimizar riscos, como a instalação de barreiras para redirecionar as águas da chuva e o uso de lonas em encostas”, explica. A equipe técnica da Defesa Civil também define prioridades para a limpeza de bueiros e córregos, prevenindo inundações.
Em um movimento para fortalecer ainda mais as capacidades preventivas e de resposta, a PJF anunciou a aquisição de 225 novas câmeras de monitoramento em janeiro, algumas equipadas com inteligência artificial. Posicionadas em locais estratégicos, essas câmeras viabilizam o monitoramento contínuo de rios, córregos, áreas propensas a alagamentos e encostas, além de facilitar a emissão precoce de alertas e o acompanhamento de regiões impactadas pelas chuvas.
Cidinha Louzada, secretária de Governo, aponta que o uso da tecnologia vai otimizar as ações da PJF. “Desde o início do mandato, promovemos a integração entre diferentes setores da administração municipal e nos dedicamos a evitar desastres. Com a inclusão dessas novas câmeras, a Defesa Civil, já reconhecida nacionalmente, será capaz de realizar um trabalho ainda mais eficaz na prevenção e resposta a emergências”, destaca.
Além disso, a Defesa Civil instalou placas informativas em mais de 20 locais com pluviômetros e, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, capacitou voluntários por meio de módulos teóricos e práticos, visando prepará-los para atuar durante a temporada de chuvas.
Comentários: