Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Defesa Civil encerra janeiro com foco no trabalho de prevenção

Cerca de 63% das vistorias realizadas no mês pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foram de caráter preventivo.

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
/ 116 acessos
Defesa Civil encerra janeiro com foco no trabalho de prevenção
Defesa Civil de Juiz de Fora
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante o mês de janeiro, 63% das inspeções realizadas pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tiveram natureza preventiva, destacando a estratégia da administração de prevenir riscos antes que desastres ocorram. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou um acumulado de 299 mm de chuva, levemente acima (0,5%) da média histórica para o período.

Luís Fernando Martins, subsecretário de Proteção e Defesa Civil, enfatiza a importância das vistorias preventivas no período de chuvas intensas para identificar áreas de risco. “Nossa equipe mantém atualizado o mapeamento das áreas de risco e monitora-as constantemente. Essas ações proativas possibilitam a rápida implementação de medidas emergenciais para minimizar riscos, como a instalação de barreiras para redirecionar as águas da chuva e o uso de lonas em encostas”, explica. A equipe técnica da Defesa Civil também define prioridades para a limpeza de bueiros e córregos, prevenindo inundações.

Em um movimento para fortalecer ainda mais as capacidades preventivas e de resposta, a PJF anunciou a aquisição de 225 novas câmeras de monitoramento em janeiro, algumas equipadas com inteligência artificial. Posicionadas em locais estratégicos, essas câmeras viabilizam o monitoramento contínuo de rios, córregos, áreas propensas a alagamentos e encostas, além de facilitar a emissão precoce de alertas e o acompanhamento de regiões impactadas pelas chuvas.

Leia Também:

Cidinha Louzada, secretária de Governo, aponta que o uso da tecnologia vai otimizar as ações da PJF. “Desde o início do mandato, promovemos a integração entre diferentes setores da administração municipal e nos dedicamos a evitar desastres. Com a inclusão dessas novas câmeras, a Defesa Civil, já reconhecida nacionalmente, será capaz de realizar um trabalho ainda mais eficaz na prevenção e resposta a emergências”, destaca.

Além disso, a Defesa Civil instalou placas informativas em mais de 20 locais com pluviômetros e, em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar de Juiz de Fora, capacitou voluntários por meio de módulos teóricos e práticos, visando prepará-los para atuar durante a temporada de chuvas.

FONTE/CRÉDITOS: Defesa Civil de Juiz de Fora
Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )